O saber que se anuncia: o poder da palavra em tempos de escravidão (Rio de Janeiro, 1830 a 1888)

  • Alexandra Lima da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave: Escravos, Saberes, Anúncios, Leitura, Escrita

Resumo

O objetivo neste artigo é mostrar, com base no mapeamento de anúncios de periódicos oitocentistas em circulação na cidade do Rio de Janeiro no período compreendido entre 1830 e 1888 que existiam escravos que sabiam ler e escrever. Procura-se também analisar os significados da inserção de escravos no universo da palavra escrita, sinalizando para a importância de se compreender os diferentes saberes e experiências dos sujeitos escravizados. Dando visibilidade às diferentes possibilidades em torno do aspecto cognitivo e sociológico dos escravos, sujeitos em trânsito, detentores de culturas, conhecimentos e vivências ricas e variadas, defende-se que a educação foi uma forma de resistência e que o aprendizado da leitura e da escrita indicou aos escravos caminhos para a conquista da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
É doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período de bolsa sanduíche financiado pela CAPES na Universidad de Alcalá e bolsa nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bacharel, licenciada e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, Campus Maracanã e professora no ProPed/UERJ. Coordenou a produção do documentário Olhares: Instituições educativas centenárias de Cuiabá (FAPEMAT/2014). É pesquisadora da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2015). Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: história da educação, história do ensino de história, produção de materiais didáticos. Apresentou trabalhos em eventos acadêmicos na Espanha, Portugal, México, Colômbia, Alemanha, Estados Unidos e Turquia. É co-organizadora do livro Outros tempos, outras escolas (2014).
Publicado
2018-03-20
Como Citar
Silva, A. L. da. (2018). O saber que se anuncia: o poder da palavra em tempos de escravidão (Rio de Janeiro, 1830 a 1888). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e002. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42084