O saber que se anuncia: o poder da palavra em tempos de escravidão (Rio de Janeiro, 1830 a 1888)

  • Alexandra Lima da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Résumé

O objetivo neste artigo é mostrar, com base no mapeamento de anúncios de periódicos oitocentistas em circulação na cidade do Rio de Janeiro no período compreendido entre 1830 e 1888 que existiam escravos que sabiam ler e escrever. Procura-se também analisar os significados da inserção de escravos no universo da palavra escrita, sinalizando para a importância de se compreender os diferentes saberes e experiências dos sujeitos escravizados. Dando visibilidade às diferentes possibilidades em torno do aspecto cognitivo e sociológico dos escravos, sujeitos em trânsito, detentores de culturas, conhecimentos e vivências ricas e variadas, defende-se que a educação foi uma forma de resistência e que o aprendizado da leitura e da escrita indicou aos escravos caminhos para a conquista da liberdade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
É doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período de bolsa sanduíche financiado pela CAPES na Universidad de Alcalá e bolsa nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bacharel, licenciada e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, Campus Maracanã e professora no ProPed/UERJ. Coordenou a produção do documentário Olhares: Instituições educativas centenárias de Cuiabá (FAPEMAT/2014). É pesquisadora da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2015). Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: história da educação, história do ensino de história, produção de materiais didáticos. Apresentou trabalhos em eventos acadêmicos na Espanha, Portugal, México, Colômbia, Alemanha, Estados Unidos e Turquia. É co-organizadora do livro Outros tempos, outras escolas (2014).
Publiée
2018-03-20
Comment citer
Silva, A. L. da. (2018). O saber que se anuncia: o poder da palavra em tempos de escravidão (Rio de Janeiro, 1830 a 1888). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e002. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42084