O cuidado de si tupinambá em narrativas de viajantes franceses no Brasil Colonial (séculos XVI e XVII)

discursos sobre processos educacionais

Palavras-chave: história da educação brasileira, raízes da educação brasileira, Jean de Léry, Yves D’Évreux

Resumo

O artigo mostra a análise de dois relatos de viajantes franceses que passaram pelo Brasil Colonial, nos séculos XVI (Jean de Léry) e XVII (Yves d’Évreux). Notou-se um jogo com a alteridade que fundamentou o objetivo principal de investigar de que modo as reflexões desses europeus sobre o cuidado indígena tupinambá veiculam discursos sobre as raízes da educação brasileira. Para isto, foram analisados recortes das duas obras conforme uma perspectiva histórico-discursiva. Concluímos que os modos dos indígenas tupinambás educarem os filhos são lidos pelos viajantes pelo paradigma do pecado, da conversão e da pureza (sacralidade e profano) do corpo social.

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Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, BA, Brasil

Realizou graduação (Psicologia), mestrado e doutorado (Ciências) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade de Paris XIII. Docente dos cursos de licenciatura junto ao Departamento de CIências, Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de investigação sobre narrativas, práticas letradas e discurso (Grinpraled/CNPq/UESB).

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Publicado
2022-09-23
Como Citar
Pereira, A. de C. (2022). O cuidado de si tupinambá em narrativas de viajantes franceses no Brasil Colonial (séculos XVI e XVII). Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e229. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e229