Apontamentos sobre a pedagogia dos oratorianos na América Portuguesa

Palavras-chave: História da Educação, Religião, Oratorianos, Pedagogia

Resumo

Este texto investiga a atuação da Congregação do Oratório, especialmente na Capitania de Pernambuco, e discute sua pedagogia e relevância para os estudos na área de história da educação no Brasil. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. A atividade educacional dos oratorianos foi se desenvolvendo a partir das demandas da Coroa e da elite da sociedade portuguesa. Os privilégios régios possibilitaram aos oratorianos sua inserção no campo da educação, como uma alternativa ao ensino jesuítico. Suas ações também repercutiram fora da metrópole portuguesa, como ocorreu em Pernambuco, na América Portuguesa e em Goa. O papel político, religioso e educacional dos oratorianos em Pernambuco foi significativo entre os séculos XVII e XVIII e se estendeu até 1830. As escolas oratorianas eram voltadas para o estudo da língua nacional em vez do latim; além disso, havia uma grande valorização da matemática, das ciências naturais, da história ligada à geografia e da experimentação.

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Biografia do Autor

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela PUC-PR (1978), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1987) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Professor Voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, campus de Maringá. Professor no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Acre, campus de Rio Branco. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Religião. Áreas de pesquisa: História e Filosofia da Educação, Instituições Educativas, Protestantismos e Educação, Educação Católica.

Marcos Ayres Barboza, Instituto Federal do Paraná, Paranavaí, PR, Brasil

Psicólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Paranavaí. Doutor e Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR. Pesquisador no Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação na Modernidade e na Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Atualmente é membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e Chefe Substituto da Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis - IFPR - Campus Paranavaí.

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Publicado
2023-10-10
Como Citar
Toledo, C. de A. A. de, & Barboza, M. A. (2023). Apontamentos sobre a pedagogia dos oratorianos na América Portuguesa. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e306. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e306

Funding data