Introdução da ideia de fração e frações equivalentes em livros didáticos brasileiros do século XX

Palavras-chave: educação matemática, Movimento da Matemática Moderna (MMM), frações equivalentes

Resumo

Este artigo trata da abordagem do conteúdo de frações em livros didáticos brasileiros de matemática publicados em diferentes períodos no século XX. Assim, o objetivo é compreender como as frações são introduzidas e como as frações equivalentes são apresentadas em livros didáticos brasileiros de matemática. Trata-se de uma pesquisa histórica, que teve os livros didáticos como fonte. As análises revelam que os livros sofreram mudanças ao longo do tempo, especialmente na forma de explicitação dos conteúdos, como o uso crescente de imagens, cores, representações geométricas e a inserção de situações do cotidiano. As abordagens das noções introdutórias das frações e das frações equivalentes refletem as mudanças curriculares que ocorreram ou vigoravam no período em que os livros foram publicados, como as regras para cálculo do m.m.c. nos livros da década de 1960, a abordagem das frações por classe de equivalência no período do MMM e uma abordagem mais intuitiva e contextualizada nos livros do último período analisado.

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Biografia do Autor

Pamela Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Doutoranda no Programa de Educação em Ciências e Educação Matemática linha de pesquisa Educação Matemática (PPGECEM/Unioeste). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2017). Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM/Unioeste.

Vitória Fenilli Vidaletti , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Possui mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura - Unioeste. Doutorado em andamento no Programa de Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/Unioeste), linha de pesquisa Educação Matemática. Membro dos grupos de pesquisa Investigação Fenomenológica na Educação Matemática (IFEM) e Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche (CIRF). Estuda temas relacionados à Autismo, Fenomenologia e Educação Matemática

Dulcyene Maria Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Possui graduação em Matemática (2000) e mestrado em Educação Matemática (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2009), com estágio (doutorado sanduíche) na Universidade de Lisboa e pós-doutorado na Universidade de Lisboa (2019). É professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática PPGECEM. Foi coordenadora geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unioeste (Pibid). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM/Unioeste

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Publicado
2025-09-14
Como Citar
Gonçalves, P., Vidaletti , V. F., & Ribeiro, D. M. (2025). Introdução da ideia de fração e frações equivalentes em livros didáticos brasileiros do século XX. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e384. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e384