Introdução da ideia de fração e frações equivalentes em livros didáticos brasileiros do século XX
Résumé
Este artigo trata da abordagem do conteúdo de frações em livros didáticos brasileiros de matemática publicados em diferentes períodos no século XX. Assim, o objetivo é compreender como as frações são introduzidas e como as frações equivalentes são apresentadas em livros didáticos brasileiros de matemática. Trata-se de uma pesquisa histórica, que teve os livros didáticos como fonte. As análises revelam que os livros sofreram mudanças ao longo do tempo, especialmente na forma de explicitação dos conteúdos, como o uso crescente de imagens, cores, representações geométricas e a inserção de situações do cotidiano. As abordagens das noções introdutórias das frações e das frações equivalentes refletem as mudanças curriculares que ocorreram ou vigoravam no período em que os livros foram publicados, como as regras para cálculo do m.m.c. nos livros da década de 1960, a abordagem das frações por classe de equivalência no período do MMM e uma abordagem mais intuitiva e contextualizada nos livros do último período analisado.
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