Pandemics and childhood
a look at young childhood in health crises (1918-2020) from the perspective of material culture
Abstract
This article discusses how hygienist relationships and conceptions of health and assistance – foundations of day care as an institution for childcare – return in the scenario of the Covid-19 pandemic and are instituted in documents and in the material culture that permeates early childhood education. To this end, measures and protocols for coping with the Spanish flu are analyzed, within an institution for young children in the city of São Paulo (1918), and the care provided at Child Education Centers in the city of Campinas-SP during the pandemic of Covid-19, in the year 2021. When examining the established health guidelines and practices, it is understood that the school culture changes, composing a new materiality that advocates health and hygiene, to the detriment of actions and pedagogical principles of early childhood education.
Downloads
References
Boletim Observatório Covid-19. (2021). Recuperado de: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/boletim_covid_2021_extraordinario_junho_parte1.pdf
Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 [CTAI-COVID]. (2021). Nota pública de membros da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-COVID) sobre a vacinação em crianças. Recuperado de: https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Nota-vacinacao-de-criancas_2021-12-23_assinado.pdf
Campinas. (2021). Protocolo sanitário municipal. Medidas de prevenção para o controle da pandemia de Covid-19 e proteção de funcionários e estudantes. (Caderno 6).
Campinas. (2020). Protocolo sanitário municipal. Medidas de prevenção para o controle da pandemia de Covid-19 e proteção de funcionários e estudantes. (Caderno 6). Edição 4 de outubro de 2020.
Caroli, D. (2017). Day nurseries & childcare in Europe, 1800-1939. Macerata, IT: Palgrave Mcmillan.
CBL. (1917, dezembro). Ata de reunião.
CBL. (1918a, outubro). Ata de reunião.
CBL. (1918b, novembro). Ata de reunião.
CBL. (1918c, dezembro). Ata de reunião.
CBL. (1919, dezembro). Ata de reunião.
Chalhoub, S. (1996). Trabalho, lar e botequim. O cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo, SP: Brasiliense.
Cruz, M. N. (2017). Educação infantil e ampliação da obrigatoriedade escolar: implicações para o desenvolvimento cultural da criança. Cadernos CEDES, 37(102), 259-276.
Castro, H. A., Siqueira, C. E., & Périssé, A. R. S. (2022). The challenges of the lack of occupational data and the absence of information about COVID-19 in workers in Brazil. Lancet regional health. Americas, 11, 100245. https://doi.org/10.1016/j.lana.2022.100245
Dussel, I. (2019). Fotos encontradas en el archivo. Aproximaciones al trabajo con imágenes a propósito de un álbum amateur sobre juegos infantiles (Argentina, fines del siglo XI). Historia y Memoria de la Educación, 10, 51-89.
Escolano Benito, A. (2017). A escola como cultura. Experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Alínea.
Julia, D. (2001). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre, RS: Mediação.
Kuhlmann Jr., M. (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre, RS: Mediação.
Le Goff, J. (1990). História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União.
Mauad, A. M. (1996). Através da imagem: fotografia e história – interfaces. Tempo, 1(2).
Oliveira, C. (2020). Infância e educação no início do século XX: materialidades, práticas e representações. O acervo da Creche Baroneza de Limeira (Tese de doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas. Recuperado de: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641235
Parecer nº 20, de 11 de novembro de 2009. (2009, 9 de dezembro). Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União.
Pesavento, S. J. (2005). História e história cultural. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Queiroz, R. S. (2004). As epidemias como fenômenos sociais totais: o surto de gripe espanhola em São Paulo (1918). Revista USP, (63), 64-73. Recuperado de: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i63p64-73
Rosemberg, F. (2007). Para uma outra educação infantil paulistana pós Fundeb. In 1º Encontro Educação para uma outra São Paulo, São Paulo.
São Paulo (2021). Plano São Paulo. Recuperado de: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/
Unicamp. Divisão de Educação Infantil e Complementar [DEdIC]. (2021). Cartilha para retorno presencial. Obrigações para ciência obrigatória da comunidade escolar. Campinas, SP.
Vidal, D. G. (2017). História da educação como arqueologia: cultura material escolar e escolarização. Revista Linhas, 18(36), 251-272.
Viñao Frago, A. (1998) Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Copyright (c) 2023 Carla Oliveira, Rayane Jéssica Aranha da Silva, Tania Maria Serafim (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada n. 12/2022)