Pandemias e infância

um olhar para a pequena infância nas crises sanitárias (1918-2020) na perspectiva da cultura material

Résumé

O presente artigo aborda como as relações e concepções higienistas de saúde e assistência – fundantes da creche enquanto instituição de atendimento à infância – retornam no cenário da pandemia da Covid-19 e se instituem em documentos e na cultura material que permeia a educação infantil. Para tanto, analisam-se as medidas e os protocolos de enfrentamento à Gripe Espanhola, no interior de uma instituição para crianças pequenas na cidade de São Paulo (1918), e o atendimento em Centros de Educação Infantil no município de Campinas-SP durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2021. Ao examinar as orientações sanitárias e práticas estabelecidas, compreende-se que a cultura escolar se modifica, compondo uma nova materialidade que preconiza a saúde e o higienismo, em detrimento das ações e dos princípios pedagógicos da educação infantil.

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Bibliographies de l'auteur

Carla Oliveira, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Linha de Pesquisa “Educação e História Cultural”. Mestra em Educação, pelo mesmo programa, com vinculação ao grupo de Pesquisa Memória, História e Educação. Graduada em Pedagogia e Psicologia. Professora de bebês e crianças pequenas por 18 anos na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp. Diretora do Centro de Convivência Infantil “Pequenos Brilhantes” – no Município de Louveira.

Rayane Jéssica Aranha da Silva, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação, pelo mesmo programa na Área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, com vinculação ao grupo de Pesquisa Memória, História e Educação. Graduada em Pedagogia. Membra do Grupo de Trabalho Permanente Autoritarismo y Educación. Orientadora Pedagógica da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Campinas, SP, Brasil.

Tania Maria Serafim, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na Área Estado, Políticas Públicas e Educação. Mestra em Educação, pelo mesmo programa na Área de Psicologia e Educação. Graduada em Pedagogia. Orientadora Pedagógica da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Campinas, SP, Brasil.

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Publiée
2023-09-15
Comment citer
Oliveira, C., Silva, R. J. A. da, & Serafim, T. M. (2023). Pandemias e infância. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e296. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e296

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