The Normal School of the Campanha/MG in the context of the transition to the Republic

projects, conflicts and teacher training (1873-1890)

Keywords: teacher training, social history of education, public school

Abstract

This article presents the results of research on the Escola Normal da Campanha and its role in the local historical context. We seek to analyze this public educational institution in the city of Campanha in its first phase – 1873 to 1890 – based on its political and social aspects, inserted in a period of disputes over the nation's project, between the end of the Monarchy and the beginning of the Republic. From this perspective, we adopted the theoretical contributions of Edward Thompson to analyze the sources obtained through research in two documentation centers: the Arquivo Público Mineiro and the Monsenhor Lefort Center. With this, we hope to contribute, through the Social History of Education, to new reflections around the presence of the Official Normal School in this city.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cássio Hideo Diniz Hiro, Universidade do Estado de Minas Gerais, Campanha, MG, Brasil

Graduado em História e Doutor em Educação, é professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (DCHSA) da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – unidade Campanha. Além da temática da História da Educação, também pesquisa sobre a História Social do trabalhador docente e do movimento sindical de trabalhadores em educação. É líder do GRUHISED - Grupo de Pesquisa em História Social da Educação: discursos, práticas e experiências coletivas e organizacionais.

Gabrielle Araújo Figueiredo, Universidade do Estado de Minas Gerais, Campanha, MG, Brasil

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante do NEPEHM - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em História e Memória. Bolsista em 2023 da pesquisa "Escola Normal de Campanha/MG: projetos, conflitos políticos e papeis sociais da escola pública e da formação docente no século XIX". Ex-bolsista de Iniciação Científica do CNPq na linha de pesquisa História Contemporânea, Ditadura Militar e Repressão às drogas.

References

Almeida, J. S. (2014). Vestígios para uma reinterpretação do magistério feminino em Portugal e no Brasil a partir do século XIX. In: D. Saviani, J. S. Almeida, R. F. Souza, & V. T. Valdemarin (Orgs.), O legado educacional do século XIX (3a ed., pp. 127-202). Autores Associados.

Alves, H. A. B. (2014). A educação feminina na região da Campanha-MG: o Collegio Mariano (1867-1907) [Tese de doutoramento]. Universidade São Francisco.

Araujo, J. C. S. (2008a). A gênese da Escola Normal de Uberlândia, MG: o contexto estadual e a independência cultural em 1926. In: J. C. S. Araujo, A. G. Freitas, & A. P. C. Lopes (Orgs.), As escolas normais no Brasil: do império à república (pp. 321-340): Alínea.

Araujo, P. V. L. (2008b). Vila de Campanha da Princesa: urbanidade e civilidade em Minas Gerais, 1798-1840 [Tese de doutoramento]. [s.n.].

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1840-1890). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP-15.

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1871-1889). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP2.1, Cx-01

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1871-1890). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP-21.

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1872-1879). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP-26.

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1873-1889). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP-85.

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1883, 28 de dezembro). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP-15.

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1884, 07 de julho). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP-84.

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1887, 17 de janeiro). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP2.1, Cx-02.

Arquivo Público Mineiro [APM]. (1889). Acervo da Secretaria de Instrucção Pública (IP) de Minas Gerais. IP-2.1, Cx. 02.

Benjamin Constant (militar). (n.d.). Recuperado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Constant_%28militar%29

Bernardo Saturnino da Veiga – 1842. (2018). Recuperado de: https://istoecampanha.blogspot.com/2018/02/bernardo-saturnino-da-veiga-1842.html

Bueno, J., & Costa, J. P. (Orgs.). (1900). Almanach do Município de Campanha. Typographia do Monitor Sul-Mineiro. Centro de Estudos Campanhenses Monsenhor Lefort.

Constant, B. (1889). Livro de visitas da Escola Normal da Campanha. Acervo Centro de Estudos Campanhenses Monsenhor Lefort.

Ferreira Brandão. (n.d.). Recuperado de: https://arquivohistorico.camara.leg.br/index.php/ferreira-brandao

Gouveia, M. C. S. (2002). A construção de um projeto de formação de professores: as escolas normais mineiras no período imperial. In: A. A. M. Lopes, I. A. Gonçalves, & L. M. F. Filho (Orgs.), História da Educação em Minas Gerais. FCH/FUMEC.

Haidar, M. L. M. (1972). O ensino secundário no Império Brasileiro. Grijalbo/EDUSP.

Hilsdorf. M. L. S. (2011). Tão longe, tão perto: as meninas do seminário. In: M. Stephanou, & M. H. Bastos (Orgs.), Histórias e memórias da educação no Brasil vol. II – século XIX (5a ed., pp. 52-67). Vozes.

Machado, M. C. G. (2014). O decreto de Leôncio de Carvalho e as pareceres de Rui Barbosa em debate: a criação da escola para o povo no Brasil no século XIX. In: M. Stephanou, & M. H. Bastos (Orgs.), Histórias e memórias da educação no Brasil vol. II – século XIX (5a ed., 91-103). Vozes.

Monitor Sul-Mineiro. (1872a, 25 de fevereiro). p. 03.

Monitor Sul-Mineiro. (1872b, 17 de novembro). p. 04.

Monitor Sul-Mineiro. (1972, 04 de novembro). p. 4.

Nascimento, C. V., & Gouveia, M. C. S. (2002). Estratégias de apropriação dos saberes docentes pelos(as) professores(as) mineiros(as) no interior dos espaços de formação – 1879-1889. In: A. A. M. Lopes, I. A. Gonçalves, & L. M. F. Filho (Orgs.), História da educação em Minas Gerais (pp. 239-243). FCH/FUMEC.

Souza, V. L. L. (2006). Athenas do sul de Minas entre a memória e história da educação: práticas e representações das elites de Campanha – 1870/1930 [Dissertação de mestrado]. Unicamp.

Tapioca Neto, R. D. (2015). Emancipação feminina na imprensa: as jornalistas brasileiras do século XIX! Recuperado de: https://rainhastragicas.com/2015/11/21/jornalistas-do-seculo-xix/

Thompson, E. P. (1998). Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. Companhia das Letras.

Valladão, A.V. (1945). Campanha da Princesa (Vol. 4). Centro Monsenhor Lefort.

Veiga, B. S. (Org.). (1884). Almanak Sul Mineiro para 1884. Typographia do Monitor Sul-Mineiro. Centro de Estudos Campanhenses Monsenhor Lefort.

Veiga, F. L. (n.d.). *const.1891; dep. fed. MG 1891-1914. Recuperado de: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/VEIGA,%20Francisco%20Lu%C3%ADs%20da.pdf

Villela, H. O. S. (2008). A primeira escola normal do Brasil. In J. C. S. Araujo, A. G. Freitas, & A. P. C. Lopes (Orgs.), As escolas normais no Brasil: do império à república (pp. 29-45). Alínea.

Villela, H. O. S. (2020). O mestre-escola e a professora. In E. M. Lopes, L. M. F. Filho, & C. G. Veiga (Orgs.), 500 anos de educação no Brasil (5a ed., pp. 95-134). Autentica.

Yannoulas, S. (2011). Feminização ou feminilização? apontamentos em torno de uma categoria. Temporalis, 11(22), 271-292. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2011v11n22p271-292

Published
2025-02-25
How to Cite
Diniz Hiro, C. H., & Figueiredo, G. A. (2025). The Normal School of the Campanha/MG in the context of the transition to the Republic. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e360. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e360
Section
Original research