Em favor da infância e em caridade da Pátria: a criação da primeira colônia escolar de férias do Rio de Janeiro de 1923 a 1924

  • Sonia Oliveira Camara Rangel Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Educação.
  • Alessandra Moura Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Résumé

O presente artigo tem como intuito analisar a implantação da primeira colônia escolar de férias do estado do Rio de Janeiro, criada na cidade de Mendes por iniciativa do médico Almir Madeira, diretor do Instituto de Proteção e Assistência à Infância de Niterói (IPAI). Com este intento, os objetivos são, de um lado, compreender a concepção que orientou sua criação e, de outro, evidenciar os aspectos colocados em prática com a experiência realizada entre os anos de 1923 a 1924. A Colônia Escolar de Férias de Mendes foi concebida como parte das estratégias acionadas pelo médico para intervir na situação da infância escolar, promovendo sua preservação e sua regeneração física, mental e moral por meio da adoção de práticas higiênicas e físicas ao ar livre. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Sonia Oliveira Camara Rangel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Educação.

Doutorado e Pós Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Professora-Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação e nos Programas de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores e em Educação (ProPEd) da Faculdade de Educação. Na UERJ, é Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI). Pro-cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 2012.

Alessandra Moura Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formada em História pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Administração, Supervisão e Orientação Escolar pelo Centro Universitário Plínio Leite; atualmente mestranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Formação de Professores em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI), professora da rede municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro.

Publiée
2017-07-24
Comment citer
Camara Rangel, S. O., & Silva, A. M. (2017). Em favor da infância e em caridade da Pátria: a criação da primeira colônia escolar de férias do Rio de Janeiro de 1923 a 1924. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(3[46]), 106 - 136. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38435