<b>A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção</b>

  • Silvia Alicia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Donaldo Bello de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

O texto discute parte dos resultados de levantamento documental nacional e internacional, aqui enfocando a produção científica relacionada à história da educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal, publicada no período 1986-2006. Os estudos vinculados a esta temática encontram-se reunidos em seis categorias: produção e circulação internacional de saberes pedagógicos, historiografia da educação, escolarização primária, infância, profissão docente e disciplinas escolares. Dentre outros aspectos, a análise desta produção permite observar um predomínio quantitativo dos estudos que abordam a primeira temática, assim como ausências e lacunas de determinados temas importantes, revelando caminhos que precisam ser mais bem explorados.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Membro do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais

(PGPS – CCH – Uenf)

Donaldo Bello de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Política e Administração Educacional pela Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Publicado
2011-12-23
Cómo citar
Martínez, S. A., & Souza, D. B. de. (2011). <b>A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(2 [26]), 155-189. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38501
Sección
Artículo original