<b>História cultural e história da educação na América portuguesa</b>

  • Thaís Nívia de Lima Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Resumen

É cada vez mais necessário estimular a discussão da investigação da história da educação na América portuguesa. O avanço e a inovação no estudo da educação brasileira no período colonial implicam a investigação de processos e de práticas educativas que extrapolem a ação do Estado ou da Igreja, e que se privilegie tais práticas no cotidiano da sociedade brasileira colonial, envolvendo os aprendizados e as trocas culturais sobre técnicas, ofícios e saberes provenientes de várias origens culturais que aqui se encontravam. Isso não significa deixar de vê-las, também, no conjunto das iniciativas oficiais para a implementação da educação escolar, mas de entendê-las no contexto de uma sociedade mestiça.

 

 

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Biografía del autor/a

Thaís Nívia de Lima Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pós-doutorada na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade de Lisboa, doutora em história social. Professora-adjunta de história da educação na
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Publicado
2012-02-09
Cómo citar
Fonseca, T. N. de L. (2012). <b>História cultural e história da educação na América portuguesa</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(2 [12]), 53-73. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38627
Sección
Artículo original