<b>História cultural e história da educação na América portuguesa</b>
Résumé
É cada vez mais necessário estimular a discussão da investigação da história da educação na América portuguesa. O avanço e a inovação no estudo da educação brasileira no período colonial implicam a investigação de processos e de práticas educativas que extrapolem a ação do Estado ou da Igreja, e que se privilegie tais práticas no cotidiano da sociedade brasileira colonial, envolvendo os aprendizados e as trocas culturais sobre técnicas, ofícios e saberes provenientes de várias origens culturais que aqui se encontravam. Isso não significa deixar de vê-las, também, no conjunto das iniciativas oficiais para a implementação da educação escolar, mas de entendê-las no contexto de uma sociedade mestiça.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.