<b>O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula</b>

  • Clarice Nunes Universidade Estácio de Sá.

Resumen

Os principais destinatários deste artigo são os professores de história da educação e estudantes dos cursos de graduação em pedagogia. Seu objetivo é refletir sobre o ensino da história da educação a partir do processo de aprendizagem da própria autora nessa área de conhecimentos e do modo como mobilizou o que aprendeu no ensino. Para tanto, relaciona sua experiência vivida com experiências discentes escolhidas. Torna viva a voz do aluno, através de depoimento de arquivo privado e de um dossiê escolar. Os efeitos da ação do professor sobre o estudante são trabalhados pela analogia dos ensinos da história da educação e da pintura. As finalidades da história da educação, as dificuldades discentes, a seleção de conteúdos básicos e algumas situações de aprendizagem são discutidas com o intuito de mostrar como múltiplos sentidos são construídos na sala de aula por meio da interação pedagógica.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Clarice Nunes, Universidade Estácio de Sá.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2012-02-15
Cómo citar
Nunes, C. (2012). <b>O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(2 [6]), 115-158. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38698