<b>O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula</b>

  • Clarice Nunes Universidade Estácio de Sá.
Palavras-chave: História da Educação, Ensino de História da Educação

Resumo

Os principais destinatários deste artigo são os professores de história da educação e estudantes dos cursos de graduação em pedagogia. Seu objetivo é refletir sobre o ensino da história da educação a partir do processo de aprendizagem da própria autora nessa área de conhecimentos e do modo como mobilizou o que aprendeu no ensino. Para tanto, relaciona sua experiência vivida com experiências discentes escolhidas. Torna viva a voz do aluno, através de depoimento de arquivo privado e de um dossiê escolar. Os efeitos da ação do professor sobre o estudante são trabalhados pela analogia dos ensinos da história da educação e da pintura. As finalidades da história da educação, as dificuldades discentes, a seleção de conteúdos básicos e algumas situações de aprendizagem são discutidas com o intuito de mostrar como múltiplos sentidos são construídos na sala de aula por meio da interação pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Nunes, Universidade Estácio de Sá.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2012-02-15
Como Citar
Nunes, C. (2012). <b>O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(2 [6]), 115-158. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38698