Entre produção, circulação e apropriação

os estudos de Carleton Washburne nas publicações da New Education Fellowship

Résumé

Por meio da reconstituição da trajetória profissional de Carleton Wolsey Washburne, este estudo procurou evidenciar as circunstâncias de produção suas ideias educacionais. Ao procurar saber mais sobre sua trajetória e suas ações educacionais, importantes redes de comunicação se revelaram, evidenciando que suas ações não foram isoladas, mas entrelaçadas a redes internacionais, cujos discursos e práticas foram incorporados por indivíduos e instituições adeptas da Éducation Nouvelle defendida pela New Education Fellowship [NEF]. De modo específico, interessa saber quais ideias de Washburne, os periódicos fundadores da NEF, fizeram circular internacionalmente. Para tanto, essa pesquisa se insere no campo da História da Educação e da História Cultural, utiliza-se da análise documental amparando-se nos estudos de Michel de Certeau e Peter Burke. Os resultados evidenciaram que a circulação das ideias de Washburne, via publicações da NEF, não privilegiou o conjunto de sua obra, mas os materiais autoinstrucionais, em especial os referentes ao ensino de aritmética.

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Biographie de l'auteur

Nara Vilma Lima Pinheiro, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora (2017) e Mestre (2013) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Estágio doutoral (2016) pela Université de Limoges/França. Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação - NIEPHE.

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Publiée
2020-12-09
Comment citer
Pinheiro, N. V. L. (2020). Entre produção, circulação e apropriação. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e147. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e147