Territorio Libre
la ocupación estudiantil del Colégio de Aplicação (São Paulo, octubre de 1967)
Resumen
El artículo narra la ocupación del Colégio de Aplicação de la Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras de la Universidad de São Paulo, en octubre de 1967. A partir de documentación producida por la escuela, el Departamento de Educación, la Comisión de Investigación y en los periódicos, interpreta el evento como la culminación de diferencias que marcaron las relaciones entre la escuela y la universidad. Apoyado en las consideraciones de Nora sobre el acontecimiento histórico, sostiene que, habiendo alcanzado una proyección imprevista en los medios de comunicación, la ocupación adquirió significados políticos más serios y abarcadores en tiempos de dictadura, lo que habría influido en la decisión, tomada por las autoridades universitarias y el Departamento de Educación del Estado, de poner fin a una experiencia escolar considerada subversiva.
Descargas
Metrics
Citas
Almeida, N. F. (2020). A comemoração das vanguardas pedagógicas do ensino secundário paulista da década de 1960: reconstruir o passado para moldar o futuro. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 29(59), 110-128. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p110-128
Almeida, N. F. (2022). A vitrine vista de dentro: a história da disputa e as disputas na história do Colégio de Aplicação da FFCL-USP [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19072022-155551/pt-br.php
Antunha, H. G. (1967). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação (processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969), dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Aplicação leva greve adiante. (1967, 14 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 12.
Bojikian, C. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Bontempi Jr., B. (2015). Laerte Ramos de Carvalho e a constituição da história e filosofia da educação como disciplina acadêmica. Edufu.
Castro, A. A. D. (1967). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Castro, A. A. D. (1992). Memória do ensino de didática e prática de ensino no Brasil. Revista da Faculdade de Educação, 18(2), 233-240. https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33496
Chaloba, R. F. S. (2023). Prefácio. In N. Dallabrida (Org.). (2023). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação no ensino secundário nos anos de 1950 e 1960 (pp. 5-9). Appris.
Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. (1968). Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969. [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Correia, E. S. (2018). Colégios de aplicação pedagógica: sua história e seu papel no contexto educacional brasileiro. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 9(17), 116-129. https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619
Cunha, L. A. R. (1983). A universidade crítica (3a ed.). Francisco Alves.
Dallabrida, N. (2017). As classes secundárias experimentais: uma tradição escolar (quase) esquecida. Revista Brasileira de História da Educação, 17, 213-234.
Dallabrida, N. (Org.). (2023). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação no ensino secundário nos anos de 1950 e 1960. Appris.
Departamento de Educação. (1967). Atas do conselho [Acervo Julieta Ribeiro Leite no CME-FEUSP].
Di Pierro Netto, S. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Diretor faz esclarecimento. (1967, 15 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 26.
Dops retirou os grevistas. (1967, 24 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 15.
O DPF considera subversivo o encontro estudantil e vai abrir inquérito pelo Congresso da UEE. (1967, 10 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 16.
Entrou em greve o Colégio de Aplicação. (1967, 13 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 14.
Fontes, A. A. B. (1999). Inovações educacionais: autores e atores das classes experimentais [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.
Garcia, M. A., & Vieira, M. A. (Orgs.). (1999). Rebeldes e contestadores: 1968. Brasil, França e Alemanha. Fundação Perseu Abramo.
Greve declina no Aplicação. (1967, 25 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 13.
Greve no CRUSP. (1966, 22 de setembro). O Estado de S. Paulo, p. 16.
Hollanda, C. B. (1968). Roda viva. In Chico Buarque de Hollanda (Vol. 3). RGE.
Janotti, M. L. (2008). Imprensa e ensino na Ditadura. In A. C. Ferreira, H. G. Bezerra, & T. R. Luca (Orgs.), O historiador e seu tempo (p. 95-116). EdUnesp,.
Janotti, M. L. (2021). Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo (1955 - 1970). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, 7, 2021.
Leite, J. R. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Magaldi, S. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Moraes Neto, M. M., & Azevedo, C. M. (1967, 21 de outubro). Ninguém entra no Colégio de Aplicação. Folha de S. Paulo, p. 14.
Müller, A. (2010) A resistência do movimento estudantil brasileiro contra o regime ditatorial e o retorno da UNE à cena pública (1969-1979) [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.
Nora, P. (1988). O retorno do fato. In J. Le Goff, & P. Nora (Orgs.), História: novos problemas (3a ed., pp. 179-193). Francisco Alves.
Rozante, E. L. (2008). A Revista de Pedagogia da Cadeira de Didática Geral e Especial da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1955-1967): a formação do professor de ensino secundário [Dissertação de mestrado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Santos, A. N. (2015). As origens da Faculdade de Educação da USP: o Departamento de Educação da F.F.C.L. (1962-1969) [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo.
Schnaiderman, B. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Suplemento dedicado ao Colégio de Aplicação (1960). Revista de Pedagogia, 4(11-12).
Ulhôa Cintra apoia a Filosofia. (1967, 21 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 14.
Universidade de Brasília vive nova crise e o reitor quer exonerar-se. (1967, 10 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 16.
Vidal, D. G., Bontempi Jr., B., & Salvadori, M. A. B. (2016). Tempos pretéritos e escolhas de futuro: a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a formação docente. Educação & Realidade, 41(n. esp.), 1419-1440. https://doi.org/10.1590/2175-623667087.
Vieira, L. (2020). Classes experimentais secundárias de instituições públicas de ensino do estado de São Paulo: um estudo sobre formas de circulação e apropriação de práticas pedagógicas (1951-1962) [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.
O XI não quer a UEE clandestina. (1967, 7 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 14.
Warde, M. J. (1980). O Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo. In W. E. Garcia (Coord.), Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas (pp. 101-131). Cortez.
Werebe, M. J. (1980). Alcance e limitações da inovação educacional. In W. E. Garcia (Coord.), Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas (pp. 244-264). Cortez.
Werebe, M. J. G. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Derechos de autor 2025 Bruno Bontempi Júnior, Natália Frizzo de Almeida (Autor)

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers 314524/2023-1