Territorio Libre

la ocupación estudiantil del Colégio de Aplicação (São Paulo, octubre de 1967)

Palabras clave: enseñanza secundaria, movimiento estudiantil, dictadura

Resumen

El artículo narra la ocupación del Colégio de Aplicação de la Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras de la Universidad de São Paulo, en octubre de 1967. A partir de documentación producida por la escuela, el Departamento de Educación, la Comisión de Investigación y en los periódicos, interpreta el evento como la culminación de diferencias que marcaron las relaciones entre la escuela y la universidad. Apoyado en las consideraciones de Nora sobre el acontecimiento histórico, sostiene que, habiendo alcanzado una proyección imprevista en los medios de comunicación, la ocupación adquirió significados políticos más serios y abarcadores en tiempos de dictadura, lo que habría influido en la decisión, tomada por las autoridades universitarias y el Departamento de Educación del Estado, de poner fin a una experiencia escolar considerada subversiva.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Bruno Bontempi Júnior, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Historiador, Mestre e Doutor em Educação, com pós-doutorado em História na UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação: sujeitos, instituições e práticas (Brasil, séculos XIX-XX); pesquisador associado do Projeto Temático "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)" e do Grupo de Estudos e Pesquisas Science in Circulation. Bolsista Produtividade 1D-CNPq.

Natália Frizzo de Almeida, Instituto Federal de São Paulo, Itaquaquecetuba, SP, Brasil

Professora na Universidade São Judas Tadeu e no Instituto Federal de São Paulo. Historiadora com bacharelado e licenciatura pela USP, pedagoga e especialista em Gestão Escolar, com mestrado e doutorado em História da Educação pela FE-USP. Atua em pesquisas sobre História e Educação, com ênfase na história das universidades e nas relações entre educação e política durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

Citas

Almeida, N. F. (2020). A comemoração das vanguardas pedagógicas do ensino secundário paulista da década de 1960: reconstruir o passado para moldar o futuro. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 29(59), 110-128. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p110-128

Almeida, N. F. (2022). A vitrine vista de dentro: a história da disputa e as disputas na história do Colégio de Aplicação da FFCL-USP [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19072022-155551/pt-br.php

Antunha, H. G. (1967). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação (processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969), dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Aplicação leva greve adiante. (1967, 14 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 12.

Bojikian, C. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Bontempi Jr., B. (2015). Laerte Ramos de Carvalho e a constituição da história e filosofia da educação como disciplina acadêmica. Edufu.

Castro, A. A. D. (1967). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Castro, A. A. D. (1992). Memória do ensino de didática e prática de ensino no Brasil. Revista da Faculdade de Educação, 18(2), 233-240. https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33496

Chaloba, R. F. S. (2023). Prefácio. In N. Dallabrida (Org.). (2023). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação no ensino secundário nos anos de 1950 e 1960 (pp. 5-9). Appris.

Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. (1968). Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969. [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Correia, E. S. (2018). Colégios de aplicação pedagógica: sua história e seu papel no contexto educacional brasileiro. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 9(17), 116-129. https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619

Cunha, L. A. R. (1983). A universidade crítica (3a ed.). Francisco Alves.

Dallabrida, N. (2017). As classes secundárias experimentais: uma tradição escolar (quase) esquecida. Revista Brasileira de História da Educação, 17, 213-234.

Dallabrida, N. (Org.). (2023). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação no ensino secundário nos anos de 1950 e 1960. Appris.

Departamento de Educação. (1967). Atas do conselho [Acervo Julieta Ribeiro Leite no CME-FEUSP].

Di Pierro Netto, S. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Diretor faz esclarecimento. (1967, 15 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 26.

Dops retirou os grevistas. (1967, 24 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 15.

O DPF considera subversivo o encontro estudantil e vai abrir inquérito pelo Congresso da UEE. (1967, 10 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 16.

Entrou em greve o Colégio de Aplicação. (1967, 13 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 14.

Fontes, A. A. B. (1999). Inovações educacionais: autores e atores das classes experimentais [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.

Garcia, M. A., & Vieira, M. A. (Orgs.). (1999). Rebeldes e contestadores: 1968. Brasil, França e Alemanha. Fundação Perseu Abramo.

Greve declina no Aplicação. (1967, 25 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 13.

Greve no CRUSP. (1966, 22 de setembro). O Estado de S. Paulo, p. 16.

Hollanda, C. B. (1968). Roda viva. In Chico Buarque de Hollanda (Vol. 3). RGE.

Janotti, M. L. (2008). Imprensa e ensino na Ditadura. In A. C. Ferreira, H. G. Bezerra, & T. R. Luca (Orgs.), O historiador e seu tempo (p. 95-116). EdUnesp,.

Janotti, M. L. (2021). Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo (1955 - 1970). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, 7, 2021.

Leite, J. R. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Magaldi, S. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Moraes Neto, M. M., & Azevedo, C. M. (1967, 21 de outubro). Ninguém entra no Colégio de Aplicação. Folha de S. Paulo, p. 14.

Müller, A. (2010) A resistência do movimento estudantil brasileiro contra o regime ditatorial e o retorno da UNE à cena pública (1969-1979) [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.

Nora, P. (1988). O retorno do fato. In J. Le Goff, & P. Nora (Orgs.), História: novos problemas (3a ed., pp. 179-193). Francisco Alves.

Rozante, E. L. (2008). A Revista de Pedagogia da Cadeira de Didática Geral e Especial da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1955-1967): a formação do professor de ensino secundário [Dissertação de mestrado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Santos, A. N. (2015). As origens da Faculdade de Educação da USP: o Departamento de Educação da F.F.C.L. (1962-1969) [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo.

Schnaiderman, B. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Suplemento dedicado ao Colégio de Aplicação (1960). Revista de Pedagogia, 4(11-12).

Ulhôa Cintra apoia a Filosofia. (1967, 21 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 14.

Universidade de Brasília vive nova crise e o reitor quer exonerar-se. (1967, 10 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 16.

Vidal, D. G., Bontempi Jr., B., & Salvadori, M. A. B. (2016). Tempos pretéritos e escolhas de futuro: a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a formação docente. Educação & Realidade, 41(n. esp.), 1419-1440. https://doi.org/10.1590/2175-623667087.

Vieira, L. (2020). Classes experimentais secundárias de instituições públicas de ensino do estado de São Paulo: um estudo sobre formas de circulação e apropriação de práticas pedagógicas (1951-1962) [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.

O XI não quer a UEE clandestina. (1967, 7 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 14.

Warde, M. J. (1980). O Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo. In W. E. Garcia (Coord.), Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas (pp. 101-131). Cortez.

Werebe, M. J. (1980). Alcance e limitações da inovação educacional. In W. E. Garcia (Coord.), Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas (pp. 244-264). Cortez.

Werebe, M. J. G. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].

Publicado
2025-05-01
Cómo citar
Bontempi Júnior, B., & Almeida, N. F. de. (2025). Territorio Libre. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e368. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e368

Funding data