Territoire Libre
l'occupation des étudiants du Colégio de Aplicação (São Paulo, octobre 1967)
Résumé
O artigo narra a ocupação do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em outubro de 1967. Com base em documentação produzida pela escola, pelo Departamento de Educação, pela Comissão de Sindicância e em jornais, interpreta o evento como a culminância de diferenças que marcavam as relações entre a escola e a universidade. Apoiado nas considerações de Nora sobre o acontecimento em história, sustenta que, tendo alcançado uma projeção imprevista nos veículos de comunicação, a ocupação ganhou significados políticos mais graves e abrangentes em tempos de ditadura, os quais teriam influenciado a decisão, tomada pelas autoridades da faculdade e da Secretaria Estadual de Educação, de encerrarem uma experiência escolar considerada subversiva.
Téléchargements
Metrics
Références
Almeida, N. F. (2020). A comemoração das vanguardas pedagógicas do ensino secundário paulista da década de 1960: reconstruir o passado para moldar o futuro. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 29(59), 110-128. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p110-128
Almeida, N. F. (2022). A vitrine vista de dentro: a história da disputa e as disputas na história do Colégio de Aplicação da FFCL-USP [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19072022-155551/pt-br.php
Antunha, H. G. (1967). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação (processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969), dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Aplicação leva greve adiante. (1967, 14 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 12.
Bojikian, C. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Bontempi Jr., B. (2015). Laerte Ramos de Carvalho e a constituição da história e filosofia da educação como disciplina acadêmica. Edufu.
Castro, A. A. D. (1967). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Castro, A. A. D. (1992). Memória do ensino de didática e prática de ensino no Brasil. Revista da Faculdade de Educação, 18(2), 233-240. https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33496
Chaloba, R. F. S. (2023). Prefácio. In N. Dallabrida (Org.). (2023). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação no ensino secundário nos anos de 1950 e 1960 (pp. 5-9). Appris.
Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. (1968). Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969. [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Correia, E. S. (2018). Colégios de aplicação pedagógica: sua história e seu papel no contexto educacional brasileiro. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 9(17), 116-129. https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619
Cunha, L. A. R. (1983). A universidade crítica (3a ed.). Francisco Alves.
Dallabrida, N. (2017). As classes secundárias experimentais: uma tradição escolar (quase) esquecida. Revista Brasileira de História da Educação, 17, 213-234.
Dallabrida, N. (Org.). (2023). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação no ensino secundário nos anos de 1950 e 1960. Appris.
Departamento de Educação. (1967). Atas do conselho [Acervo Julieta Ribeiro Leite no CME-FEUSP].
Di Pierro Netto, S. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Diretor faz esclarecimento. (1967, 15 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 26.
Dops retirou os grevistas. (1967, 24 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 15.
O DPF considera subversivo o encontro estudantil e vai abrir inquérito pelo Congresso da UEE. (1967, 10 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 16.
Entrou em greve o Colégio de Aplicação. (1967, 13 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 14.
Fontes, A. A. B. (1999). Inovações educacionais: autores e atores das classes experimentais [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.
Garcia, M. A., & Vieira, M. A. (Orgs.). (1999). Rebeldes e contestadores: 1968. Brasil, França e Alemanha. Fundação Perseu Abramo.
Greve declina no Aplicação. (1967, 25 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 13.
Greve no CRUSP. (1966, 22 de setembro). O Estado de S. Paulo, p. 16.
Hollanda, C. B. (1968). Roda viva. In Chico Buarque de Hollanda (Vol. 3). RGE.
Janotti, M. L. (2008). Imprensa e ensino na Ditadura. In A. C. Ferreira, H. G. Bezerra, & T. R. Luca (Orgs.), O historiador e seu tempo (p. 95-116). EdUnesp,.
Janotti, M. L. (2021). Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo (1955 - 1970). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, 7, 2021.
Leite, J. R. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Magaldi, S. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Moraes Neto, M. M., & Azevedo, C. M. (1967, 21 de outubro). Ninguém entra no Colégio de Aplicação. Folha de S. Paulo, p. 14.
Müller, A. (2010) A resistência do movimento estudantil brasileiro contra o regime ditatorial e o retorno da UNE à cena pública (1969-1979) [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.
Nora, P. (1988). O retorno do fato. In J. Le Goff, & P. Nora (Orgs.), História: novos problemas (3a ed., pp. 179-193). Francisco Alves.
Rozante, E. L. (2008). A Revista de Pedagogia da Cadeira de Didática Geral e Especial da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1955-1967): a formação do professor de ensino secundário [Dissertação de mestrado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Santos, A. N. (2015). As origens da Faculdade de Educação da USP: o Departamento de Educação da F.F.C.L. (1962-1969) [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo.
Schnaiderman, B. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Suplemento dedicado ao Colégio de Aplicação (1960). Revista de Pedagogia, 4(11-12).
Ulhôa Cintra apoia a Filosofia. (1967, 21 de outubro). O Estado de S. Paulo, p. 14.
Universidade de Brasília vive nova crise e o reitor quer exonerar-se. (1967, 10 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 16.
Vidal, D. G., Bontempi Jr., B., & Salvadori, M. A. B. (2016). Tempos pretéritos e escolhas de futuro: a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a formação docente. Educação & Realidade, 41(n. esp.), 1419-1440. https://doi.org/10.1590/2175-623667087.
Vieira, L. (2020). Classes experimentais secundárias de instituições públicas de ensino do estado de São Paulo: um estudo sobre formas de circulação e apropriação de práticas pedagógicas (1951-1962) [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo.
O XI não quer a UEE clandestina. (1967, 7 de outubro). Folha de S. Paulo, p. 14.
Warde, M. J. (1980). O Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo. In W. E. Garcia (Coord.), Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas (pp. 101-131). Cortez.
Werebe, M. J. (1980). Alcance e limitações da inovação educacional. In W. E. Garcia (Coord.), Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas (pp. 244-264). Cortez.
Werebe, M. J. G. (1968). Depoimento à Comissão de Sindicância do Colégio de Aplicação. Processo n. 2.624/67 out. 1967-jan. 1969, dez. 1968 [Documento disponível no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo].
Copyright (c) 2025 Bruno Bontempi Júnior, Natália Frizzo de Almeida (Autor)

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers 314524/2023-1