Territoire Libre

l'occupation des étudiants du Colégio de Aplicação (São Paulo, octobre 1967)

Mots-clés: education secondaire, mouvement étudiante, dictature

Résumé

O artigo narra a ocupação do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em outubro de 1967. Com base em documentação produzida pela escola, pelo Departamento de Educação, pela Comissão de Sindicância e em jornais, interpreta o evento como a culminância de diferenças que marcavam as relações entre a escola e a universidade. Apoiado nas considerações de Nora sobre o acontecimento em história, sustenta que, tendo alcançado uma projeção imprevista nos veículos de comunicação, a ocupação ganhou significados políticos mais graves e abrangentes em tempos de ditadura, os quais teriam influenciado a decisão, tomada pelas autoridades da faculdade e da Secretaria Estadual de Educação, de encerrarem uma experiência escolar considerada subversiva.

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Bibliographies de l'auteur

Bruno Bontempi Júnior, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Historiador, Mestre e Doutor em Educação, com pós-doutorado em História na UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação: sujeitos, instituições e práticas (Brasil, séculos XIX-XX); pesquisador associado do Projeto Temático "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)" e do Grupo de Estudos e Pesquisas Science in Circulation. Bolsista Produtividade 1D-CNPq.

Natália Frizzo de Almeida, Instituto Federal de São Paulo, Itaquaquecetuba, SP, Brasil

Professora na Universidade São Judas Tadeu e no Instituto Federal de São Paulo. Historiadora com bacharelado e licenciatura pela USP, pedagoga e especialista em Gestão Escolar, com mestrado e doutorado em História da Educação pela FE-USP. Atua em pesquisas sobre História e Educação, com ênfase na história das universidades e nas relações entre educação e política durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

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Publiée
2025-05-01
Comment citer
Bontempi Júnior, B., & Almeida, N. F. de. (2025). Territoire Libre . Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e368. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e368

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