O processo de organização de escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul (1875 – 1939)

  • Adriano Malikoski Universidade de Caxias do Sul
  • Terciane Ângela Luchese Universidade de Caxias do Sul/PPGEdu/UCS

Résumé

No presente artigo, o objetivo é analisar como foi estruturado o processo de escolarização da imigração polonesa no Rio Grande do Sul entre 1875 e 1939, no qual foram priorizados o ensino elementar e a manutenção de especificidades étnicas, como língua, religiosidade e valores culturais poloneses. Pretende-se mostrar que a cultura étnica foi um elemento importante na estruturação de processos associativos e comunitários da imigração polonesa, que promoveu a estruturação de escolas na maior parte dos seus núcleos coloniais. Para a construção desta narrativa, foram analisadas diferentes fontes empíricas, como atas de associações, relatórios e documentos escolares.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Adriano Malikoski, Universidade de Caxias do Sul
Licenciado em Filosofia, Mestre em Educação e Doutorando em Educação do PPGEDU/UCS, Professor de Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul.
Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul/PPGEdu/UCS
Terciane Ângela Luchese é licenciada em História (UCS), Mestre em História (PUC/RS) e Doutora em Educação (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História da UCS. Pesquisadora CNPq.
Publiée
2017-07-24
Comment citer
Malikoski, A., & Luchese, T. Ângela. (2017). O processo de organização de escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul (1875 – 1939). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(3[46]), 85 - 105. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38434