<b>A aventura de inventariar: uma experiência no Museu da Escola Catarinense</b>

  • Vera Lucia Gaspar da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marília Gabriela Petry Programa de Pós-graduação em Educação da UDESC

Résumé

O trabalho que se apresenta é resultado de uma experiência de inventário de parte do acervo do Museu da Escola Catarinense. Iniciamos o texto com uma reflexão a respeito do trabalho de inventário, compartilhamos alguns desejos, limites e dúvidas e discorremos brevemente sobre informação museológica. Na sequência, tratamos da trajetória do museu até o momento de realização do inventário do acervo e criação do banco de dados para abrigar informações, e socializamos os caminhos percorridos nessa “aventura”. A principal motivação deste registro foi a escassez de material subsidiário com que nos deparamos no momento de realizar a tarefa e o desejo de socializar a experiência, mesmo reconhecendo seus limites.

 

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em educação: história da educação e historiografia pela Faculdade de

Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora associada da Faculdade

de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC). Sócia

fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Marília Gabriela Petry, Programa de Pós-graduação em Educação da UDESC

Pedagoga formada pela FAED/UDESC. Mestranda do Programa de Pós-graduação

em Educação da UDESC, linha de pesquisa História e Historiografia da Educação.

Desenvolve pesquisas sobre museus escolares e cultura material escolar

Publiée
2012-01-06
Comment citer
Silva, V. L. G. da, & Petry, M. G. (2012). <b>A aventura de inventariar: uma experiência no Museu da Escola Catarinense</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(1 [25]), 19-42. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38505