Paul Monroe e a circulação de uma modalidade de narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação

  • José Cláudio Sooma Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marta Regina Gimenez Favaro

Résumé

O artigo estabelece interlocuções com as reflexões de outros
pesquisadores que, igualmente, elegeram a obra norte-
americana A brief course in the history of education, elaborada
por Paul Monroe em 1907, como objeto de estudo e a sua
escrita como foco de investigação. Nessa medida, problematiza
o enfoque enciclopédico adotado, os realces conferidos e os
silenciamentos produzidos em relação às experiências
educacionais orquestradas no passado. A significativa
circulação que esse livro conheceu possibilita as condições para
que se possa perscrutá-lo como estimulador para a conformação
de determinado modelo narrativo tanto para a produção do
conhecimento historiográfico quanto para o ensino das Histórias
da Educação.

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Bibliographies de l'auteur

José Cláudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do PPGE da UFRJ.
Coordenador do Projeto Educar a capital, governar a sua gente: investimentos
para a harmonização do futuro carioca na década de 1920 (CNPq-PIBIC /
UFRJ).

Marta Regina Gimenez Favaro

Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UNICAMP
(2005). Graduação em Pedagogia (1993). Professora da Universidade Estadual de
Londrina (UEL). Bolsista FAPERJ.

Publiée
2014-08-18
Comment citer
Silva, J. C. S., & Favaro, M. R. G. (2014). Paul Monroe e a circulação de uma modalidade de narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(3[36]), 169-192. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38899