Uma reconstituição da filosofia educacional de John Dewey

  • Paula Linhares Angerami Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília

Résumé

O pensamento de John Dewey influenciou amplamente os métodos educacionais brasileiros. Porém, em sua recepção no país durante o período da escola nova, tal pensamento recebeu interpretações distintas. Em sua grande maioria, essas releituras dizem respeito a um método de ensino e não propriamente a uma filosofia da educação e, mesmo quando é o caso, raramente, sua filosofia da educação é reconstruída à luz da dimensão estética. Neste artigo, apresentaremosas principais interpretações de seu pensamento, fazendo uma reconstituição das ideias de John Dewey sobre arte e experiência estética. Daremos ênfase à sua filosofia da educação, que é mais ampla do que um método pedagógico.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Paula Linhares Angerami, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília

Área de concentração: Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira. Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação no Brasil. 

Publiée
2017-12-02
Comment citer
Angerami, P. L. (2017). Uma reconstituição da filosofia educacional de John Dewey. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 23 - 53. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40700