Rádio e cinema escolares como elementos de inovação pedagógica na escola ativa capixaba (1928-1930)

  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espirito Santo
  • Regina Helena Silva Simões Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: rádio-escola, educação pelo cinema, escola ativa, Espírito Santo

Resumo

Focalizam-se no artigo o rádio e o cinema escolares como elementos de inovação pedagógica e de integração cultural projetados na reforma escolanovista no Espírito Santo (1928-1930). A investigação percorre tanto a imaterialidade do uso pedagógico do rádio que, apesar de fartamente anunciado, não chegou às escolas, quanto a materialidade de experiências cinematográficas escolares, na medida em que ambas evocam inovações educacionais que de algum modo atravessaram a formação docente, o trabalho pedagógico e as relações estabelecidas com a comunidade. Discutem-se, em última análise, estratégias praticadas no conjunto da reforma da instrução pública capixaba, em meio às relações de força que tensionavam a cena política, social, econômica e cultural no final dos anos 1920.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espirito Santo
Doutora em Educação; professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).
Regina Helena Silva Simões, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em Educação; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); coordenadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).
Como Citar
Berto, R. C., & Silva Simões, R. H. (1). Rádio e cinema escolares como elementos de inovação pedagógica na escola ativa capixaba (1928-1930). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(1[44]), 65 - 88. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40717