Inserção social dos Grupos Escolares de Campinas segundo os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo (1907-1920)

Résumé

Este artigo aborda a inserção social dos primeiros Grupos Escolares de Campinas, tendo como ênfase o alcance, os espaços e o perfil de atendimento destes até 1920. É um estudo qualitativo de ênfase documental, com foco nos dados estatísticos dos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo (1907 a 1920). Observou-se que esses Grupos atuaram de forma singela no atendimento da demanda por formação primária, considerando-se a reduzida cobertura, os altos índices de reprovação e a baixa conclusão do curso. Todavia, mesmo que os resultados sejam irrisórios quanto à democratização do ensino primário local, a inserção de crianças de diferentes gêneros, raças, idades e nacionalidade em seus espaços é emblemática e reveladora sobre o importante campo de disputa que se abriu por dentro deles.

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Biographie de l'auteur

Géssica Priscila Ramos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação Escolar e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos (Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação). Autora do livro História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista (Editora Alínea). Pesquisa educação, com ênfase em política, história e gestão da educação brasileira e paulista

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Publiée
2024-05-24
Comment citer
Ramos, G. P. (2024). Inserção social dos Grupos Escolares de Campinas segundo os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo (1907-1920). Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e326. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e326

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