As práticas de ensino de Ciências e Biologia na Escola Caetano de Campos

a trajetória de uma professora (1961/1998)

Résumé

Embora a literatura reconheça que há diferenças entre o currículo prescrito e o praticado, ainda há uma carência de trabalhos sobre a história das práticas de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é entender a relação entre as concepções de educação da professora Clarinda Mercadante Lima, que atuou na Escola Caetano de Campos, e as práticas pedagógicas que constituíram o currículo das disciplinas de Ciências e Biologia nessa instituição. A análise se apoiou nas noções teóricas do campo da história cultural e nos dados obtidos em duas entrevistas que foram apreciadas por uma perspectiva fenomenológica. Os resultados apontaram para diversas singularidades na prática da docente que podem ser interpretadas a partir das especificidades do seu processo de formação e do contexto cultural no qual ela estava inserida

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Bibliographies de l'auteur

Renato Barboza, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas (2001), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Ciências (2010), Pós-doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2013). Professor associado da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências da Unifesp/Diadema. Membro da Rede Iberoamericana de História da Educação em Ciências.

Reginaldo Alberto Meloni, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas (2001), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Ciências (2010), Pós-doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2013). Professor associado da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências da Unifesp/Diadema. Membro da Rede Iberoamericana de História da Educação em Ciências,

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Publiée
2025-04-21
Comment citer
Barboza, R., & Meloni, R. A. (2025). As práticas de ensino de Ciências e Biologia na Escola Caetano de Campos . Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e365. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e365

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