Professoras universitárias no processo de resistência à ditadura no Paraná

Palavras-chave: história da educação, regime militar, mulheres, DOPS

Resumo

Este artigo trata da participação das professoras universitárias do Paraná, organizadas coletivamente, no processo de resistência à ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). O objetivo é discutir as múltiplas formas de organização, astúcia e participação das docentes nas greves, manifestações e mobilizações, a fim de reivindicar melhores condições de trabalho e salário para os profissionais da educação e demais espaços sociais no período ditatorial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental. As fontes de pesquisa são os documentos constantes nas Pastas Temáticas de instituições de representação da classe docente e fichas individuais da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS-PR), no período de 1964 a 1985. Nos documentos, observa-se a astúcia dos docentes para atender às suas reivindicações salariais, profissionais e sociais, mesmo sob a constante vigilância e repressão da DOPS.

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Biografia do Autor

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, SP, Brasil

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Bolsista CAPES. Doutora e Mestre em Educação, linha de pesquisa História, Memória e Políticas da Educação, PUC/PR. Bolsista CAPES. Licenciada em História, Bacharel em Administração de Empresas, pela PUC/PR. Possui especialização em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, concedida por meio do Instituto Superior de Administração e Economia Fundação Getúlio Vargas, FGV/ISAE.

Valquiria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, SP, Brasil

Professora Titular da PUCPR nos Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) e Bioética (PPGB). Graduada em Geografia (UFPR, 1985), com Mestrado em Educação (PUCPR, 2000), Doutorado em Educação (UFPR, 2009) e Pós-doutorado (UFPR, 2019). Líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação (CNPq), pesquisa Educação, Bioética, Direitos Humanos, História da Educação e Saúde.

Julia Aliot da Costa Ilkiu, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, SP, Brasil

Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR, 2020). Pós-graduada em Ministério Público – Estado Democrático de Direito (FEMPAR, 2011) e em Direito Constitucional e Direitos Humanos Fundamentais (PUCPR, 2018). Graduada em Direito (PUCPR, 2010). Advogada do Município de União da Vitória, com experiência em Direito Civil, Administrativo e Trabalhista.

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, SP, Brasil

Pós-doutorado em Direitos Humanos pela UFG. Doutora e Mestre em História (UFPR). Graduada em Direito (UNICURITIBA); graduada em História (UFPR). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Lider do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Política e coordenadora do Laboratório de Alimentação e Direitos Humanos da PUCPR.

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Publicado
2025-05-01
Como Citar
Ribeiro, A. F. M., Renk, V. E., Ilkiu, J. A. da C., & Pilla, M. C. B. A. (2025). Professoras universitárias no processo de resistência à ditadura no Paraná. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e373. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e373