Práticas historiográficas apoiadas nos objetos digitais

contribuições da História digital

Résumé

O presente artigo tem como objetivo evidenciar e analisar novas práticas nas pesquisas históricas, as quais privilegiam a transformação de documentos físicos escritos em objetos digitais. Esta discussão toma como base a História digital, que reflete sobre a incorporação das tecnologias digitais e que emerge como referencial teórico para investigar e compreender arquivos e fontes digitais como registros históricos. Evidenciam-se os espaços de armazenamento de objetos digitais, caracterizados como repositórios digitais, os quais se constituem ambientes próprios para a guarda dos documentos. Apresenta-se, como exemplo, o Livro de Ramon Roca Dordal, disponível no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. É possível inferir que o objeto digital está disponível em um local confiável que privilegia a disponibilização de fontes a longo prazo, visto que traços das etapas da curadoria digital e do trabalho com as fontes digitais se tornam possíveis também por meio de softwares como Zotero e Tropy.

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Bibliographies de l'auteur

Janine Marques da Costa Gregorio, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio financeiro do UNIEDU - FUMDES/SEDSC. Graduada em Matemática-Licenciatura pela UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa de História de Educação Matemática de Santa Catarina - GHEMAT-SC, e associada ao GHEMAT-Brasil. Desenvolve pesquisas no âmbito da História da educação matemática, História Digital, Curadoria digital e Humanidades Digitais, com ênfase no uso de objetos digitais e Repositórios digitais.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (06/2008 – 05/2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. É pesquisador líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC e associado ao GHEMAT-Brasil. Desenvolve pesquisas no âmbito da História da educação matemática no ensino regular e na educação profissional e tecnológica.

Viviane Barros Maciel, Universidade Federal de Jataí, Jataí, GO, Brasil

Doutora em Ciências pela Unifesp/SP, com doutorado sanduíche na Université de Limoges, França - Projeto de Cooperação Internacional (bolsista CAPES/Cofecub). Professora Adjunta da Faculdade de Educação/ Pedagogia/ UFJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFJ e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática/IFG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos Anos Iniciais - GEMAIS e pesquisadora associada ao GHEMAT-Brasil. Desenvolve pesquisas no âmbito da História da Educação Matemática e ensino e aprendizagem de matemática.

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Publiée
2025-02-28
Comment citer
Gregorio, J. M. da C., Costa, D. A. da, & Maciel, V. B. (2025). Práticas historiográficas apoiadas nos objetos digitais. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e362. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e362