<b>Livros para a escola primária carioca no século XIX: produção, circulação e adoção de textos escolares de professores</b>

  • Giselle Baptista Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alessandra Frota de Schueler Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumen

Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre produção, aprovação e adoção de livros para uso das escolas públicas primárias cariocas na segunda metade do século XIX. Na análise privilegiamos, especialmente, a atuação de professores e professoras primárias como autores e/ou tradutores de textos. Sustentamos a hipótese de que esses professores, homens e mulheres, se destacaram por sua atuação como intelectuais do ensino e da cidade. Intelectuais que, desempenhando e disputando a função-autor, participaram na produção de saberes, textos, materiais e livros escolares, interferindo na configuração da cultura escolar na cidade do Rio de Janeiro.


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Biografía del autor/a

Giselle Baptista Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora da rede pública municipal de Mesquita (estado do Rio de Janeiro), pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (Nephe/Uerj).

Alessandra Frota de Schueler, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Professora adjunta de história da educação da Faculdade de Educação da Uerj.
Pesquisadora do Nephe/Uerj.
Publicado
2012-02-05
Cómo citar
Teixeira, G. B., & Schueler, A. F. de. (2012). <b>Livros para a escola primária carioca no século XIX: produção, circulação e adoção de textos escolares de professores</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(2 [20]), 137-164. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38552
Sección
Artículo original