<b>A <i>Revista de Educação</i> no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937)</b>

  • Omar Schneider Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcela Bruschi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

O estudo analisa o processo de circulação dos padrões pedagógicos, na década de 1930, que dão forma a uma nova cultura escolar em terras capixabas. Utiliza como fonte a Revista de Educação, impresso produzido na cidade de Vitória, entre 1934 e 1937, como meio de externar a política educacional do interventor federal João Punaro Bley. Opera com o conceito de lutas de representação (CHARTIER, 1990) para analisar o investimento, que é feito naquele período, para a constituição da Educação Física como disciplina escolar. Constata que, na reforma de Bley, à Educação Física é dada bastante evidência, pois tinha como objetivo proporcionar o fortalecimento da juventude e capacitá-la para para a industrialização que se esperava desenvolver em solo capixaba.

 

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Biografía del autor/a

Omar Schneider, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000) pela Universidade Federal do Espírito Santo, realizou o Mestrado (2003) e o Doutorado (2007) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História Política Sociedade. Foi professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) entre os anos de 2006 e 2008. Atualmente é professor do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrando aulas na graduação e na pós-graduação (Mestrado em Educação Física). É membro pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), sediado no CEFD/UFES. Tem experiência na área da Educação e da Educação Física, pesquisando a História da Educação e da Educação Física no Brasil, a constituição da forma escolar, a circulação e a apropriação de modelos pedagógicos, as relações com os saberes e as teorias da Educação Física.
Marcela Bruschi, Universidade Federal do Espírito Santo
Aluna da Pós-graduação em Educação Física da UFES e membro do Proteoria
Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor do CEFD/UFES e membro do Proteoria
Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor do CEFD/UFES e membro do Proteoria
Publicado
2013-05-19
Cómo citar
Schneider, O., Bruschi, M., Santos, W. dos, & Ferreira Neto, A. (2013). <b>A <i>Revista de Educação</i> no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(1[31]), 43-68. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38824
Sección
Artículo original