Perfil das Comissões de Avaliação Pedagógica dos Livros Didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático de 2012 a 2018

Palavras-chave: ensino de sociologia, sociologia escolar, PNLD, ensino médio

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o processo de avaliação dos livros didáticos de Sociologia do PNLD, nos anos de 2012, 2015 e 2018, tendo como objetivo analisar exclusivamente o perfil dos(as) avaliadores(as) dos livros didáticos, conforme indicado nos Guias do PNLD, publicados pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nos pautamos nos estudos em manualística, segundo Mahamud-Ângulo (2019) e Cigales e Oliveira (2019). Partimos do pressuposto deque os(as) avaliadores(as) dos livros didáticos exercem papel fundamental no âmbito desta política pública, uma vez que são eles(as) quem analisam, avaliam e elegem as obras que irão compor o catálogo do PNLD para cada componente curricular.

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Biografia do Autor

Thiago de Jesus Esteves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Nova Iguaçu, RJ, Brasil.

Professor Titular de Sociologia do CEFET-RJ. Professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Polo Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFSOCIO/UFJF). Doutor em Educação (UFRRJ). Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (PUC-Rio). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (GTEPP). Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Professora adjunta da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Rede Nacional (Profsocio/UFJF) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Educação (UFJF); Mestra em Educação (UFJF); Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais (UFJF). É líder do Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (Grupees) e presidenta nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS - gestão 2020-2024).

Katiuscia Cristina Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFJF. Lider do grupo de pesquisa Culturas, Políticas e Práticas em Inclusão em Educação. Juiz de Fora/MG, Brasil.

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Publicado
2024-06-24
Como Citar
Esteves, T. de J., Oliveira, R. R. A. de, & Antunes, K. C. V. (2024). Perfil das Comissões de Avaliação Pedagógica dos Livros Didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático de 2012 a 2018. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e337. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e337