“Castigou corporalmente, sendo possível ouvir os gritos”

micro-história de um processo criminal (Colégio São José, 1911)

Résumé

O artigo apresenta um processo criminal envolvendo menores em uma instituição escolar privada da cidade de Lajeado, no estado do Rio Grande do Sul, do ano de 1911. Ao trazermos à tona uma queixa-crime do início do século XX, buscamos compreender as possíveis representações jurídicas sobre o universo infantil vítima de abusos e de violências – simbólicas e físicas. Para tanto, opera-se com os conceitos foucaultianos de acontecimento, violência e punição, bem como com a micro-história da violência, subsidiada por horizontes metodológicos advindos respectivamente dos estudos de Ginzburg e Fausto, com a intenção de identificar, em um caso de agressão infantil, a maneira como a educação foi estruturada e dirigida em uma instituição privada de cunho confessional e os seus desdobramentos na área jurídica.

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Bibliographies de l'auteur

Fernando Ripe, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil, graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em História pelo Centro Universitário de Maringá. Professor na Faculdade de Educação (FaE) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Atual presidente da Associação Sul-rio-grandense de pesquisadores em história da educação (ASPHE).

Marcelo Marin Alves, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2019). Cursando Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Rio Grande. Mestrando em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Linha de pesquisa: Filosofia e História da Educação. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (Ceihe/UFPel).

Laryssa Celestino Serralheiro, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande, especialista em Gestão Escolar pela Faculdade UniBF. Atuou como Bolsista no Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas e no programa de Apoio Pedagógico para Estudantes Indígenas e Quilombolas. Participa como integrante do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE/UFPel).

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Publiée
2024-05-25
Comment citer
Ripe, F., Alves, M. M., & Serralheiro, L. C. (2024). “Castigou corporalmente, sendo possível ouvir os gritos”. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e327. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e327

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