“O começo, o meio e o começo”

trajetórias do “Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX)”

Palavras-chave: dicionário biográfico, História da Educação, século XIX

Resumo

Este artigo propõe debater aspectos de uma pesquisa interinstitucional, que resultou na produção do Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX), publicado em 2023 pela Editora Cegraf UFG. Objetivamos problematizar o uso da biografia na História da Educação, debatendo os caminhos metodológicos percorridos na constituição dos verbetes biográficos registrados nessa obra. Ao socializar os percursos para o desenvolvimento do Dicionário, apresentamos dados que explicitam os resultados e as lacunas da pesquisa, pretendendo garantir a divulgação das trajetórias de um projeto extenso, com as dificuldades próprias de uma produção que envolveu oitenta pesquisadoras(es) de várias regiões do Brasil e de Portugal.

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Biografia do Autor

Diane Valdez, Universidade Federal de Goiás, Goiás, GO, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Valdez, D., Panizzolo, C., Dias, A. R. C., & Rocha, J. G. (2024). “O começo, o meio e o começo”. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e351. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e351

Funding data