<b> Saberes bandoleiros: indisciplina e irreverência na produção escolar</b>

  • André Luiz Paulilo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).

Resumen

Este artigo analisa as relações entre indisciplina e instituição escolar durante os anos de 1920. Discute a indisciplina e a irreverência como formas do saber discente. Entende essa forma de saber como uma resposta às normas de organização que regem a escola. Depois de apresentar um texto escrito por alunos provenientes de uma instituição de ensino particular do Rio de Janeiro e analisar o modo como consideram a vida escolar, a discussão investiga a narrativa desenvolvida naquele texto para compreender as diversas posições assumidas pelos jovens ao longo do processo de escolarização.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

André Luiz Paulilo, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Doutor em educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Paulilo, A. L. (2012). <b> Saberes bandoleiros: indisciplina e irreverência na produção escolar</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 2(1 [3]), 27_45. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38732
Sección
Artículo original