<b> Saberes bandoleiros: indisciplina e irreverência na produção escolar</b>
Resumen
Este artigo analisa as relações entre indisciplina e instituição escolar durante os anos de 1920. Discute a indisciplina e a irreverência como formas do saber discente. Entende essa forma de saber como uma resposta às normas de organização que regem a escola. Depois de apresentar um texto escrito por alunos provenientes de uma instituição de ensino particular do Rio de Janeiro e analisar o modo como consideram a vida escolar, a discussão investiga a narrativa desenvolvida naquele texto para compreender as diversas posições assumidas pelos jovens ao longo do processo de escolarização.
Descargas
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.