<b> Saberes bandoleiros: indisciplina e irreverência na produção escolar</b>

  • André Luiz Paulilo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Palavras-chave: Escola Primária, História da Educação, Cultura Escolar, Instrução Pública

Resumo

Este artigo analisa as relações entre indisciplina e instituição escolar durante os anos de 1920. Discute a indisciplina e a irreverência como formas do saber discente. Entende essa forma de saber como uma resposta às normas de organização que regem a escola. Depois de apresentar um texto escrito por alunos provenientes de uma instituição de ensino particular do Rio de Janeiro e analisar o modo como consideram a vida escolar, a discussão investiga a narrativa desenvolvida naquele texto para compreender as diversas posições assumidas pelos jovens ao longo do processo de escolarização.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Doutor em educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Publicado
2012-02-16
Como Citar
Paulilo, A. L. (2012). <b> Saberes bandoleiros: indisciplina e irreverência na produção escolar</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 2(1 [3]), 27_45. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38732
Seção
Artigos