<b>Revista <i>O Pequeno Luterano</i>: leitores e correspondências</b>

  • Patricia Weiduschadt Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Memória, Cartas, Religiosidade, Leitores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a incursão de uma leitora (1958-1968) da revista O Pequeno Luterano, a qual começa a trocar cartas, prática estimulada pelo periódico. Esse impresso foi editado pela instituição do Sínodo de Missouri e destinado a crianças luteranas do meio escolar. Compreende-se esta narrativa por meio da memória construída através das correspondências e influenciada pelos conteúdos da revista e pelos relatos da própria depoente. A partir destas considerações, infere-se a importância da revista, que usava estratégias para a formação de uma rede de leitores e escritores no meio infantil, estimulando nas crianças, práticas de leitura de cunho educativo-religioso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Weiduschadt, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Pelotas
Professora efetiva do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação-Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação.
Publicado
2013-09-03
Como Citar
Weiduschadt, P. (2013). <b>Revista <i>O Pequeno Luterano</i>: leitores e correspondências</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(2[32]), 159-188. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38839
Seção
Artigos