El estado de São Paulo y sus municipios en el desarrollo de la instrucción pública

el caso de Piracicaba (1880-1910)

Palabras clave: municipio pedagógico, acciones educativas, Imperio-República, poder local y regional

Resumen

Este artículo presenta análisis que buscan comprender cómo el municipio de Piracicaba se destacó en el área educativa de la provincia/estado de São Paulo, durante la transición del Imperio a la República (1880-1910). La categoría Municipio Pedagógico es la base historiográfica. Las fuentes documentales son nacionales, provinciales/estatales y municipales. Los resultados revelan que en la provincia/estado de São Paulo los consejos municipales fueron responsabilizados por numerosas acciones que eran una obligación provincial/estatal. Piracicaba, además de cumplir con estas obligaciones, desarrolló iniciativas propias y apoyó ofertas educativas de diferentes sectores de la sociedad. Este proceso, impregnado de ideales republicanos, movilizó a políticos, individuos y educadores locales.

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Biografía del autor/a

Carolina Martin, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Pós-Doutorado em Educação (2023-2024) pela UEL - Universidade Estadual de Londrina, na Linha de História da Educação. Doutora em Educação pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (2016-2020), na Linha de História da Educação. Atua em pesquisas sobre a categoria historiográfica Municípios Pedagógicos, sobre os municípios de Piracicaba/SP e Londrina/PR, no âmbito de três Projetos de Pesquisa, com financiamento do CNPq e Fundação Araucária.

Cesar Romero Amaral Vieira, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil

Doutor em Educação. Foi docente permanente no PPGE/UNIMEP no período de 2009 – 2023 e ocupou o cargo de coordenador do programa nos períodos de 2013-2017 e 2019-2023. Atualmente é professor colaborador na mesma instituição, Lider do Grupo de Pesquisa em História, Culturas e Práticas Educativas Municipais – GPHCPEM e Coordenador do Projeto de Pesquisa “A ação do município na modernização educativa: Piracicaba no início da Primeira República (1890-1910)” Financiado pelo Conselho Nacional Científico e Tecnológico – CNPq.

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Doutor em Educação Escolar. Professor Associado do Departamento de Educação (EDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-2/CNPq).

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Publicado
2024-03-23
Cómo citar
Martin, C., Vieira, C. R. A., & Honorato, T. (2024). El estado de São Paulo y sus municipios en el desarrollo de la instrucción pública. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e321. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e321
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Artículo original

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