<b>Produção de lipase por meio de microrganismos isolados de solos com histórico de contato com petróleo</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v32i1.7550
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i1.7550Palavras-chave:
fermentação submersa, atividade lipolítica, indutorResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alternativas para a produção de enzimas lipolíticas a partir de microrganismos isolados de solos com histórico de contato com petróleo da região de Sergipe, por fermentação submersa, utilizando o óleo de palma como indutor. Os experimentos foram conduzidos em frascos erlenmeyer de 250 mL, em agitador do tipo shaker (170 rpm), contendo 125 mL (%, w v-1) de KH2PO4, MgSO4.7H2O, NaNO3, extrato de levedura, peptona e amido. O pH foi de 5,0 e 7,0; a temperatura de incubação foi de 30 e 37ºC; o tempo de fermentação, de 24, 48, 72, 96, 120 e 144h; e a proporção de indutor foi de 3 e 4%, adicionado após 72h de fermentação. A determinação da atividade lipolítica foi analisada a 37ºC, num Shaker em banho termostático com agitasção, utilizando goma arábica 7% (p v-1); azeite de oliva e água. As reações foram conduzidas durante 10 min e posteriormente interrompida pela adição de uma solução acetanólica, e titulados com uma solução de KOH (0,04 N), utilizando a fenolftaleína como indicador. A máxima atividade determinada foi de 4369,75 U mL-1 a pH 7,0 e temperatura de 37ºC, com a porcentagem do indutor óleo de palma a 4%.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











