Diretor da Eduem

Angelo Priori, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes, Departamento de História, Maringá, Paraná, Brasil

Editor Geral da Eduem

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil

Editoras-chefe

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Fundamentos da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Teoria e Prática da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Teoria e Prática da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

Graziela Zambão Abdian, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, São Paulo, Brasil 

Editores Associados

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil

Gerald Cresta, Pontificia Universidad Católica Argentina, Faculdad de Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina

 Giannina Burlando Bravo, Pontificia Universidad Católica de Chile, Faculdad de Filosofia, Santiago, Chile

 Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Educação, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

José António Gonzáles Marrero, Universidad de La Laguna, Faculdad de Humanidades, Ilhas Canárias, Terife, Espanha

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

 Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

José Maria Salvador Gonzalez, Universidad Complutense de Madrid, Departamento de Historia del Arte, Madri, Espanha

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil

Consejo Editorial Nacional

Adriana Maria de Souza Zierer, Universidade Estadual do Maranhão, Departamento de História e Geografia, São Luis, Maranhão, Brasil

Alfredo Macedo Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação, Recife, Pernambuco, Brasil

Ana Paula Tavares Magalhães, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, São Paulo, São Paulo, Brasil

Andrea Lucia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento História, Assis, São Paulo, Brasil

Armênia Maria de Souza, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História, Goiânia, Goiás, Brasil

Artur Simões Rozestraten, Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Ciência Política, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Carlos Henrique Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Carlos Roberto Jamil Cury, Pontifícia Universidade Católica, Departamento de Educação, Belo Horizonte, Minais Gerais, Brasil

Cátia Inês Negrão Berlini de Andrade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Letras Modernas, Assis, São Paulo, Brasil

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

César Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciência Sociais, São Luís, Maranhão, Brasil

Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Progama de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Dulce Amarante dos Santos, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de História, Goiânia, Goiás, Brasil

Gilvan Ventura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de História, Vitória, Espírito Santo, Brasil

José Gonçalves Gondra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Leila Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Luiz Jean Lauand, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação, São Paulo, São Paulo, Brasil

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Margarida Maria de Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Franca, São Paulo, Brasil

Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Educação, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação, Maringá, Paraná, Brasil

Renata Senna Garraffoni, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Hitória, Curitiba, Paraná, Brasil

Sérgio Ricardo Strefling, Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Sociologia e Política, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Pós-graduação em Educação, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de História, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Conselho Editorial Internacional

Agustín de la Herrán Gascón, Universidad Autónoma de Madrid, Departamento de Pedagogía, Madrid, Madrid, Espanha

Alessandra Carucci, Escola Vaticana de Paleografia Grega, Department of Geoengineering and Environmental Technologies, Cagliari, Sardenha, Itália

Ariel Omar Guiance, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Rosario, Santa Fe, Argentina

Carlos Andrés Barco Rojas, Escuela Superior de Administración Pública, Territorial Caldas, Colombia

Cláudia D'Amico, Universidad de Buenos Aires, Faculdad de Filosofia y Letras, Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

Eladio Sebastian Heredero, Universidad de Alcalá, Departamento de Didatica, Gualajara, Espanha

 Ennio Sanzi, Facoltá di Lettere e Filosofia dell Universitá degli Studi di Messina, Messina, Sicília, Itália

Eva García Redondo, Universidad de Salamanca, Facultad de Educación, Departamento de Teoría e Historia de la Educación, Salamanca, Castela e Leão, Espanha

Felipe José Alves do Couto, Escola Superior de Educação de Fafe – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal

Francisco Lopez Segrera, Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Catalunya, Espanha

Gerald Cresta, Pontificia Universidad Católica Argentina, Facultad de Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina

Inmaculada Sánchez-Macías, Universidad de Valladolid, Valladolid, Castela e Leão, Espanha

 José María Hernández Díaz, Universidad de Salamanca, Facultad de Educación, Salamanca, Castela e Leão, Espanha

Juan Carlos Sánchez Huete, Universidade Complutense de Madri, Centro de Enseñanza Superior Don Bosco, Madrid, Madrid, Espanha

Justino de Magalhães, Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa, Lisboa, Portugal

Lía Viguria Guerendiáin, Universidad Rey Juan Carlos, Facultad de Ciencias de la Education, Madrid, Madrid, Espanha

Luis Eduardo Osorio-Acevedo, Universidad Tecnológica de Pereira, Departamento de Matemática, Pereira, Risaralda, Colombia

Luís Miguel Malva de Jesus Rêpas, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, Coimbra, Coimbra, Portugal

Maria Tereza Carrasco Botto Gonçalves dos Santos, Universidade de Évora, Departamento de Filosofia, Évora, Alentejo, Portugal

Maria Teresa Ribeiro Pessoa, Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação, Coimbra, Coimbra, Portugal

Miguel Angel Jara, Universidad Nacional del Comahue, Facultad de Humanidades y Facultad de Ciencias de la Educación y Psicología, Naúquen, Naúquen, Argentina

Milagros Elena Rodríguez, Universidad de Oriente, Departamento de Matemáticas, Cumaná, Sucre, Venezuela

Nicolas Patierno, Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, La Plata, Buenos Aires, Argentina

Olga Maria Assunção Pinto dos Santos, Universidade de Leiria - Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Leiria, Leiria, Portugal

 Patricia Grau-Dieckmann, Sociedad Argentina de Estudios Medievales, Buenos Aires, Argentina

 Peter Johann Mainka, Universität Würzburg, Departamento de História, Würzburg, Baviera, Alemanha

Raphael Woolf, King's College London, Londres, Reino Unido

Rosalía Trejo León, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, Instituto de Artes, Departamento de Música, Pachuca, Hidalgo, México

Sara Dias Trindade, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Porto, Porto, Portugal

Susana Beatriz Violante, Universidad Nacional de Mar del Plata, Facultad de Humanidades, Mar del Plata, Buenos Aires, Argentina

Equipe

Edneire Franciscon Jacob, Fluxo editorial Eduem, Maringá, Paraná, Brasil

Glauber Yatsuda, Suporte Técnico Eduem, Maringá, Paraná, Brasil

Marcos Kazuyoshi Sassaka, Publicação Eduem, Maringá, Paraná, Brasil

Marcos Roberto Andreussi, Publicação Eduem, Maringá, Paraná, Brasil

Raiane Vecchia de Camargo, Bibliotecária Eduem, Maringá, Paraná, Brasil

Vania Cristina Scomparin, Secretaria Eduem, Maringá, Paraná, Brasil