Relevância Cultural, Social e Econômica

A Revista Acta Scientiarum. Education tem por objetivo divulgar e promover a ciência aberta, pois, é orientada pelo entendimento de que a finalidade precípua de um periódico científico é contribuir para o desenvolvimento social, cultural e científico, na perspectiva de que, assim, a vida de todos será afetada positivamente.

Os artigos publicados na Acta Scientiarum. Education, além de disseminarem os resultados de investigações concluídas, fomentam o desenvolvimento de novas pesquisas que, certamente, impulsionarão o desenvolvimento social e cultural. Sobre este aspecto, é importante ressaltar que a divulgação científica é fundamental para a formação cultural das pessoas, formação esta indispensável para que os indivíduos se percebam e se expressem no mundo, bem como se conscientizem e exerçam sua responsabilidade ética em relação ao conjunto dos homens e da sociedade. É essa responsabilidade que a Revista almeja dos editores, dos autores, dos avaliadores e da equipe técnica em suas ações em todos os âmbitos da divulgação da ciência. No nosso tempo histórico é emergencial a divulgação de pesquisas voltadas à proteção do meio ambiente, às minorias étnicas, religiosas, à diversidade de gênero, enfim, à disseminação e ao fomento da inclusão. Isso a Revista Acta Scientiarum. Education tem propiciado, à medida que seu escopo envolve tanto processos educativos, como teorias, legislações e políticas, que se referem ao desenvolvimento e à prática profissional dos docentes.

Um dos aspectos relevantes para um periódico que busca disseminar a ciência aberta e, por conseguinte, o desenvolvimento social, econômico e cultural, é a utilização de ferramentas digitais, dentre elas a inteligência artificial (IA). Vale destacar, porém, que apesar de a IA ter se tornado uma ferramenta indispensável aos estudos científicos, já que se trata de um conjunto de algoritmos que permite a realização de infinitas atividades e tarefas, ainda é o ser humano o sujeito dirigente e capaz de tomar as decisões lícitas ou ilícitas em uma investigação científica.

A IA é importante como um instrumento que maximiza a realização de tarefas, porém, não pode ser usada para a instrumentalização da razão. Sem o comando humano, essa ferramenta não é capaz de gerar ciência, tecnologia e, portanto, cultura na perspectiva de bem da e para a humanidade.

Ao orientar-se por essas premissas, a Revista Acta Scientiarum. Education participa da difusão e do fomento do conhecimento científico e tecnológico, visando tornar público a cultura, um bem comum, cuja incorporação possibilita que cada um se individualize e perceba o outro como indivíduo representante de todos.

No que se refere ao desenvolvimento econômico, a Revista Acta Scientiarum. Education exerce importante papel. As pesquisas, quer sejam sobre a educação formal, quer sejam sobre a educação não formal, publicadas nos dois eixos do periódico, contribuem para a melhoria do capital cultural não apenas da comunidade local, mas de todo o país e para além dele, considerando-se que se trata de uma Revista que atua na perspectiva de ciência aberta.

Ainda do ponto de vista econômico e social, destaca-se o fato de a publicação na Revista Acta Scientiarum. Education ser gratuita e, por isso, possibilitar que pesquisadores e pesquisas que não contam com financiamento possam ter seus resultados publicizados.