O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores;
  • No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores, número identificador do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência;
  • Toda pesquisa que envolver seres humanos ou animais [sob quaisquer circunstâncias] deverá, necessariamente, inserir o número do protocolo do Comitê de Ética no momento de submissão da proposta;
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor";
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
  • O arquivo do artigo e as demais declarações devem estar em consonância com os templates disponíveis no site;
  • Todos os endereços de páginas da Internet, incluídas no texto (Ex: http://www.eduem.uem.br) devem estar ativos e prontos para clicar;
  • O texto, com no máximo vinte páginas, deve estar formatado conforme Template (disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/template files); empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas inseridas no texto;
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Duplamente Anonimizada;
  • Para assegurar a Avaliação Duplamente Anonimizada, não deverá ser citado no artigo o "GRUPO DE PESQUISA";
  • Caso o artigo seja aprovado e selecionado como artigo em destaque da edição, os autores comprometem-se a produzir um Press Release, seguindo as recomendações da SciELO (disponível em https://pressreleases.scielo.org/sobre/normas-para-publicacao/#.Yyxbg3bMLIU), e enviar ao periódico;
  • No momento da submissão o autor deve indicar se o artigo é para Fluxo Contínuo ou Chamada Temática. Se for para Chamada Temática, ela deverá ser nominada;
  • Caso o artigo for aceito para publicação, o autor deve se responsabilizar pela versão para o inglês;
  • No momento de submissão da proposta, visando atender os princípios norteadores da Ciência Aberta, as pesquisas que não sejam de natureza bibliográfica, precisam indicar ao final do artigo, após as referências, o site ou plataforma onde os dados resultantes do estudo se encontram disponibilizados.
  • Preenchimento dos metadados de título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa, inglesa e espanhola;

Diretrizes para Autores

1 - Cadastro

O cadastro no sistema e o posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para o acompanhamento do processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

2 - Procedimentos e cuidados antes da submissão

  • Antes de fazer a submissão, verifique o foco, o escopo e as diretrizes do periódico.
  • Assegure que o manuscrito é original, que não tenha sido publicado em outro meio de divulgação e que contribui para o avanço do conhecimento no campo da Educação.
  • Não submeta o trabalho, simultaneamente, a outro periódico.
  • Certifique-se que o manuscrito não apresenta expressões, excertos e informações que possam configurar plágio.
  • Se o manuscrito se tratar de tradução de uma publicação internacional, essa informação deve ser inserida na primeira página do texto.
  • Todos os autores devem atender aos critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores. A autoria deve ser atribuída a quem contribuiu significativamente para a concepção e para o desenvolvimento do artigo, limitando-se a quatro autores. A ordem de autoria deverá ser explicitada, no ato da submissão, em documento suplementar assinado por todos os autores e disponível aqui, no qual deve ser evidenciado o papel de cada um na realização do estudo.
  • Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação;
  • Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade dos autores publicados, exigimos que, após a publicação na revista, os autores aguardem, no mínimo, 2 anos até publicarem qualquer outro artigo no períodico.
  • Após a submissão, em caso de observância de qualquer imprecisão que necessite de adequação ou de correção, entre em contato com os editores.
  • Informe o número do registro ORCID e a filiação institucional dos autores.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). Ao preparar o arquivo, utilize o template de submissão, disponível aqui.
  • Todos os endereços de páginas da Internet incluídas no texto devem estar ativos;
  • O texto deve ser formatado da seguinte forma: empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e as tabelas devem ser inseridas no próprio texto;.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, bem como qualquer informação que possibilite identificar filiações institucionais, tais como opção de Propriedades no Word, conforme instruções disponíveis em ;
  • Caso o artigo seja aprovado e selecionado como artigo em destaque da edição, os autores comprometem-se a produzir um Press Release, seguindo as recomendações da SciELO, e enviá-lo ao periódico;
  • No processo de submissão, deverá ser preenchido o cadastro com o nome completo, o número identificador do ORCID, o endereço institucional do(s) autor(es) e o e-mail do autor indicado para correspondência.
  • A revista aceita um índice máximo de 5% de autocitações.

3 - Instruções para submissão de artigos

  • O(s) autor(es) se obriga(m) a declarar que seu manuscrito é um trabalho original e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise em outro meio de divulgação científica, sob pena de exclusão. Esta declaração encontra-se disponível no endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/about/submissions;
  • Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição;
  • Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos textos, bem como a exatidão das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es);
  • As submissões poderão ser feitas nos idiomas inglês, português e espanhol. Os autores deverão realizar ou providenciar uma acurada revisão gramatical do artigo no idioma, a qual deverá ser atestada por meio do envio de uma declaração digitalizada (como documento suplementar), de acordo com o modelo disponível aqui.
  • Os autores não poderão submeter uma nova proposta enquanto tiverem um artigo em processo de avaliação.

4 - Referenciação bibliográfica

    • No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo quatro), número identificador (ID) do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência;
    • Os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Resumen, Palabras Claves, Introdução, Conclusão/ Considerações finais e Referências;
    • O título, com no máximo vinte palavras, em português e em inglês, deverá ser preciso. Também deverá ser fornecido um título resumido com, no máximo, seis palavras;
    • O resumo e o abstract (200 a 300 palavras) deverão conter informações sucintas sobre o artigo e estar devidamente estruturado da seguinte forma: Fontes (iconográficas, impressas, digitais etc.); Objetivos; Metodologia; Resultados. Até seis Palavras-chave (recomenda-se não utilizar as mesmas palavras do título) deverão ser acrescentadas ao final do resumo e do abstract;
    • As palavras-chave deverão estar adequadas ao padrão constante no Thesaurus Brasileiro da Educação - Brased | LIS - bvsalud.org e keywords. O BRASED "é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no , relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área”. O Thesaurus da UNESCO é um vocabulário controlado com uma lista cuidadosamente e selecionada de termos da área de educação e organizado por assuntos nas línguas: portuguesa; espanhola; inglesa; francesa; russa. O acesso poderá ser feito em: "Thesaurus da UNESCO";
    • Os artigos deverão ter de 12 a 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Exige-se a citação mínima de 6 autores distintos e suas referências;
    • O arquivo contendo o trabalho a ser anexado (transferido) durante a submissão não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB.
    • Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. Ilustrações em cores serão aceitas para publicação;
    • As figuras e tabelas não deverão ultrapassar 17 cm de largura;
    • As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e, preferencialmente, gravadas no formato jpg ou png;
    • As citações deverão seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA). Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Garraffoni (2007) ou (Garraffoni, 2007); para dois autores: Virtuoso e Rabelo (2015) ou (Virtuoso & Rabelo, 2015); para três a cinco autores (1.ª citação): Gheorghiu, Gruson e Vari (2008) ou (Gheorghiu, Gruson & Vari, 2008) e, nas citações subsequentes, Gheorghiu et al. (2008) ou (Gheorghiu et al., 2008); para seis ou mais autores, citar apenas o primeiro seguido de et al.: Cachioni et al. (2015) ou (Cachioni et al., 2015);
    • As fontes das citações de obras clássicas (até o século XVIII) deverão seguir normas internacionais consagradas pela tradição e serem inseridas nas notas de rodapé, conforme exemplos a seguir: Exemplo 1 (autor como parte do texto): Homero exulta o povo: "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]"¹ (Nota: ¹ Ilíada, X, 173); Exemplo 2 (autor não faz parte do texto): "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]"² (Nota: ² Homero, Ilíada, X, 173); Exemplo 3 (citação textual de versos - edição original): "Non iam coniugium [...]"³ (Nota: ³ Vergilio, Eneida, IV, 431-434). Todavia, ALÉM DESSAS REFERÊNCIAS CONSTAREM EM NOTA DE RODAPÉ, DEVEM TAMBÉM APARECER NO CORPO DO TEXTO SEGUINDO AS NORMAS DA APA, conforme exemplo: “[...] the other animals prepared the nature of the food, the clothing of the hair, the defense, such as teeth, horns, and nails or, at least, the speed to escape” (Tomás de Aquino, 1997, p. 127). RESSALTA-SE QUE, TAMBÉM AO FINAL, as respectivas referências devem seguir o padrão APA vigente.
    • Citações em língua estrangeira, em artigos em português, deverão obedecer ao seguinte procedimento: no corpus do texto, a citação deverá ser em português com indicação da autoria da tradução e o original em nota de rodapé.

4.1 Modelos de referências bibliográficas

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, conforme os exemplos seguintes, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA). Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação. As referências deverão conter o DOI.

Artigos

Um autor

Saviani, D. (2015). Historiography of brazilian education: training and development field of the history of education in Brazil. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 1-14. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.23680

Dois a vinte autores (devem-se indicar todos os autores separados por vírgula, exceto o último que deve ser separado por vírgula seguido de &)

Virtuoso, T. S., & Rabelo, G. (2015). Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 65-77.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.22261

Gheorghiu, M. D., Gruson, P., & Vari, J. (2008). Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, 29(103), 377-399. https://doi.org/10.1590/s0101-73302008000200005

Vinte e um ou mais autores (devem-se indicar os primeiros 19 nomes de autores, inserir reticências e acrescentar o último autor)

Kalnay, E., Kanamitsu, M., Kistler, R., Collins, W., Deaven, D., Gandin, L., Iredell, M., Saha, S., White, G., Wollen, J., Zhu, Y., Chelliah, M., Ebisuzaki, W., Higgins, W., Janowiak, J., Mo, K. C., Ropelewski, C., Wang, J., Leetmaa, A., … Joseph, D. (1996). The NCEP/NCAR 40-Year Reanalysis Project. Bulletin of the American Meteorological Society, 77(3), 437-472. https://doi.org/10.1175/1520-0477(1996)077%3C0437:TNYRP%3E2.0.CO;2

Anais

Caporalini, J. B. (2005). O problema antropológico em O Nome da Rosa [Apresentação de trabalho]. Anais da 4ª Jornada de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR.

Inteligência Artificial

OpenAI. (2023). ChatGPT (Mar 14 version) [Large language model]. https://chat.openai.com/chat

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McAdoo, T. (2024, February 23). How to cite ChatGPT. APA Style. https://apastyle.apa.org/blog/how-to-cite-chatgpt

Livros

Bowman, A. K., & Woolf, G. (1998). Literacy and power in the ancient world. Cambridge University Press.

Adorno, T. W. (2003). Educação e emancipação. Paz e Terra.

Ucko, P. (1995). Archaeological interpretation in a world context. In I. Hodder (Ed.), Theory in archaeology: a world perspective (pp. 1-27). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203973288

Teses

Santos, V. S. (2007). A mediação docente na educação para mídia [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá].

 

Última atualização em 01/01/2025.

 

Prazo médio entre submissão e publicação dos artigos publicados em 2024: 8 meses.

Formação de Professores e Políticas Públicas

Os artigos serão avaliados pelo comitê editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial da revista.

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