Diretrizes Éticas - Editores/as
- Buscar aprimorar constantemente a Revista e atender às demandas dos autores e leitores;
- Adotar práticas que visem assegurar a qualidade da revista;
- Defender a livre expressão e manter a integridade do registro acadêmico, bem como impedir que pesquisas que não respeitem os padrões éticos recomendados pelos Comitês de Ética em Pesquisa (COPE, CONEP) sejam publicadas;
- Em caso de pesquisas que envolvam seres humanos ou animais, verificar se contêm protocolo de aprovação por Comitês de Ética institucionais;
- Publicar sob a forma de errata possíveis correções, esclarecimentos, retratações e reconhecimentos de quaisquer faltas cometidas, sempre que necessário, inclusive quando identificados conflitos de interesses (financeiros, pessoais, profissionais). Cada situação deve ser avaliada cuidadosamente pela equipe editorial, em contato com os autores, com suas instituições e outras partes, quando cabível.
- Disponibilizar, quando for o caso, informações sobre financiamentos do periódico e incentivar que os autores o façam em relação a suas pesquisas;
- Incentivar exatidão, integridade e clareza nas publicações;
- Assegurar avaliações objetivas e imparciais por meio de processo de revisão por pares e do cuidado com a confidencialidade (cf. Fluxograma);
- Submeter os manuscritos pelo sistema de detecção de plágio iThenticate. A porcentagem tolerável, considerando os resultados do sistema de detecção de plágio, é de 20% (desconsiderando as citações). Detectado o plágio, após análise dos editores, a submissão será sumariamente reprovada, os autores serão notificados e, com isso, eles podem reformular o artigo e submetê-lo novamente. Não será permitida a publicação de textos já publicados em anais de eventos científicos ou blogs (cf. Fluxograma).
- Disponibilizar informações sobre todo o processo de publicação e um mecanismo para que os autores possam recorrer das decisões que considerarem imprecisas;
- Aprimorar meios de comunicação, revisão, debates e retratações pós-publicação, disponibilizando em seu site seus perfis no Facebook e Instagram, para agilizar o contato com autores, leitores e público; e
- Não interferir nas decisões sobre as submissões, a menos que um problema sério, como os mencionados acima, seja identificado (cf. Fluxograma).