Políticas de DEIA/IDEIA
Políticas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade na Pesquisa Científica - Princípios DEIA/IDEIA
A política editorial da Revista Acta Scientiarum. Educacion adere aos princípios da Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) na produção e na publicação e na publicação científica nacionais e internacionais.
Ecoando a relevância do papel da Scielo no fomento da publicação científica periódica, a revista igualmente contempla o Impacto, agregado e preconizado no mote “Ciência com IDEIA”. No ano de 2023, foi produzido o documento de Ciência Aberta com IDEIA Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade pela Rede SciELO que apresenta o desenvolvimento do conhecimento científico, compreendendo que a sua evolução colabora com a sociedade e com as políticas públicas educacionais.
Em sintonia com as tendências mundiais e com o movimento empreendido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), a editoria da Revista assume o compromisso com as Diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero na Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER), bem como atende às diretrizes da Coalizão pela Diversidade e Inclusão nas Comunicações Escolares (C4DISC), que objetiva o trabalho com organizações ou indivíduos para a construção de equidade, inclusão, diversidade e acessibilidade nas comunicações acadêmicas. Em defesa da pluralidade e da diversidade do fazer científico, a Revista encoraja seus autores e avaliadores a adotarem essas diretrizes. A Revista também mantém o banco de avaliadores atualizado, de modo a assegurar que as submissões relacionadas a esses temas sejam avaliadas por pesquisadores especializados na área.
Com essas estratégias, prima-se pelo cumprimento dos princípios éticos na produção científica e pelo combate e superação de qualquer tipo de preconceito no âmbito da ciência, buscando a inovação, sem renunciar aos critérios de excelência acadêmica.
Garcia (2022), em suas discussões sobre a relevância da DEIA, destaca o reconhecimento destes princípios em publicações científicas. Ademais, a pesquisadora evidencia que:
Representar, incluir e reduzir as desigualdades na ciência – sejam estas de gênero, raça ou etnia, origem geográfica, idade ou estágio na carreira, presença de incapacidades etc. – são primordiais para o funcionamento da própria ciência (Garcia, 2022).
Para além dos princípios DEIA, a Revista atua de modo a considerar as diretrizes SAGER nas rotinas de avaliação e publicação de artigos. De acordo com Heidari et al. (2017), SAGER é um procedimento que descreve informações sobre gênero e sexo em análises de dados, desenhos de estudos, resultados, interpretação de descobertas, no que tange, especificamente, à elaboração dos artigos submetidos para avaliação.
Ademais, em 2025 passou a atuar de modo a considerar a proporcionalidade de gênero na composição de seu editorial e do rol de avaliadores que emitem pareceres aos artigos submetidos. Essa ação, inicialmente, pela ampliação do corpo editorial, tem por base, ao lado da excelência acadêmica, a inserção regional de editoras/es e conselheiras/os. Igualmente importante, é o empenho em coletar, analisar e publicar dados referentes à inserção regional e gênero de pareceristas. Essas ações e informações são relevantes para fundamentar estratégias que tornem a revista mais inclusiva e diversa.
Destacamos, ainda, que a Revista tem por diretriz editorial e norma oportunizar a promoção dos princípios da DEIA e das diretrizes SAGER. Para isso, destina ao menos 20% das publicações para artigos de temáticas relacionadas à diversidade, à equidade, à inclusão e à acessibilidade.
Percentual de artigos publicados entre 2022 e 2024, no Periódico que converge com os princípios da DEIA:
- Em 2022, 14 artigos publicados tiveram temáticas sobre os princípios da DEIA, abordando: a) a educação, seja educação do campo, infantil, de Jovens e Adultos, feminista e para todos; b) a internacionalização do Brasil; c) formação de professores com relação às temáticas de gênero, sexualidade e étnico-racial; d) os direitos humanos. Com isso, 34,14% dos artigos relacionam-se à DEIA;
- Em 2023, isso ocorreu em sete artigos publicados, que tratam de temas relacionados à educação, à gestão escolar, ao currículo cultural, à arte na formação estética do ser social, às altas habilidades/superdotação, à deficiência intelectual e à educação no campo. Assim, 13,46% dos artigos estão relacionados à DEIA;
- Em 2024, 14 artigos publicados tiveram temas relacionados ao antifascismo, à liberdade de expressão, à ideologia de gênero, à cultura democrática, ao abrigo, à fascistização da infância, a crianças pobres, à construção identitária na ditadura francesa, à Educação de Jovens e Adultos, a estratégias educacionais, à escolaridade e gravidez, totalizando 27,45% de artigos relacionados à DEIA.
Referências
Coalition for Diversity & Inclusion in Scholary Communications. (n.d.). Mission, Vision, and Values. Retrieved November 9, 2024, from https://c4disc.org/about/mission-vision-and-values/
Garcia, L. P. (2022). Equidade de sexo e gênero na pesquisa e na publicação científica: as diretrizes SAGER e suas listas de verificação. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 47, 1-5. https://doi.org/10.1590/2317-6369nt122pt2022v47e21
Heidari, S., Babor, T. F., De Castro, P., Tort, S., & Curno, M. (2017). Equidade de sexo e gênero na pesquisa: fundamentação das diretrizes SAGER e uso recomendado. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 26(3), 665–676. Recuperado em Outubro 28, 2024, de https://www.scielo.br/j/ress/a/qbkGJtSD7Cj4fzJSrVsg6Hf/
Rede SciELO. (Setembro 2023). Declaração em Apoio à Ciência Aberta com IDEIA: Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade. https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Declaracao-em-Apoio-a-Ciencia-Aberta-com-IDEIA.pdf