Conflito de Interesses
Para evitar conflitos de interesses e para assegurar a imparcialidade no processo de avaliação, no decorrer desse processo (cf. Fluxograma), a identidade dos pareceristas e a dos autores são mantidas em sigilo, exceto a identidade dos autores de submissões Preprints. É vedada ao editor-chefe atuar como consultor de manuscritos submetidos para avaliação. Somente são avaliados manuscritos submetidos ao sistema pelos próprios autores, independentemente do país e da instituição de origem dos autores.
Para garantir que os artigos sejam avaliados por pareceristas de comprovada produção científica da área de conhecimento da pesquisa, a Revista mantém um banco de pareceristas cadastrados a partir de informações disponíveis na Plataforma Lattes. Para selecionar o parecerista, são indicadas palavras-chave que remetem à área de interesse do avaliador, de acordo com o conteúdo do manuscrito a ser avaliado. O fato de fazer parte do corpo de pareceristas e da equipe editorial não oferece qualquer garantia de ter artigo publicado.
A Revista não se limita a publicar trabalhos ligados a uma determinada fundamentação teórico-metodológica e não privilegia a publicação de trabalhos produzidos em determinados países ou centros de pesquisa ou instituições.
A Revista não cobra quaisquer taxas de submissão, de publicação e de acesso. Os recursos para a publicação do periódico são oriundos da Universidade Estadual de Maringá. Outra fonte são as agências de fomento que abrem editais aos quais a Revista submete suas propostas, buscando captar recursos.
Portanto, essas ações garantem a imparcialidade de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica e financeira e, consequentemente, a ética editorial.