<b>A brancura institucionalizada: uma estratégia dos gêneros discursivos denominados de rótulos</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.7672

  • Mirian Ribeiro de Oliveira UFPB
Palavras-chave: discurso, estratégias discursivas, identidade, poder

Resumo

Este artigo tem como objetivo primordial analisar os discursos institucionalizados pela indústria da beleza e estética, enquanto ferramentas discursivas que atendem à lógica da identidade legitimadora, numa tentativa de estabelecer o dito como verdadeiro, provocando uma cadeia de sentidos que discrimina não só produtos, como pessoas, contribuindo para o padrão da brancura. Além disso, pretende discutir as relações de poder, enquanto categoria que circula e é exercida pelos indivíduos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mirian Ribeiro de Oliveira, UFPB
DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - UFPB; ORIENTANDA DA PROFª DRª IVONE TAVARES LUCENA, LINHA DE PESQUISA: DISCURSO E CULTURA.
Publicado
2010-12-22
Como Citar
Oliveira, M. R. de. (2010). <b>A brancura institucionalizada: uma estratégia dos gêneros discursivos denominados de rótulos</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.7672. Acta Scientiarum. Language and Culture, 32(2), 191-197. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v32i2.7672
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus