<b>A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.9772
Resumo
Embora tenhamos trabalhado durante quase três décadas sobre os modelos de resposta para atender, em nossas escolas, aos alunos com deficiência, ainda estamos no debate sobre qual é a melhor estratégia. Este trabalho, partindo de uma análise da situação da escola inclusiva no Brasil, tem como objetivo analisar, de um lado, quais são os modelos desenvolvidos de inclusão nas escolas brasileiras e, de outro, estudar as adaptações curriculares como estratégia compatível com modelos inclusivos. O fundo da questão a analisar não está no próprio instrumento, que sempre foi avaliado como recurso com altas potencialidades, porém, muitas vezes, mal estruturado; por isso, propomos uma forma prática de desenvolvê-las, nos diferentes níveis, e um modelo estruturado e testado. Pretendemos, nesta reflexão, trazer ante a comunidade científica a necessidade de consenso de um instrumento, com outras estratégias e recursos, que permitam ao professor programar objetivos e conteúdos, neste modelo de adaptação curricular - ACI, o mais próximo possível ao que está sendo feito na própria sala de aula, que o aluno está freqüentando, e que os seus colegas estão desenvolvendo. Esta é a única forma de incluir, realmente, este aluno, portador de necessidades especiais, numa chamada escola inclusiva.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.