Ciência Aberta e Preservação Digital

A Revista Acta Scientiarum. Education, ISSN 2178-5201 (online), criada em 2010, é uma publicação científica eletrônica editada pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM) com acesso aberto e publicação de artigos em fluxo contínuo, com avaliação duplamente anonimizada.

São permitidos a leitura e o download livres, bem como a cópia e a disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de Copyright Creative Commons Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). O conteúdo da Revista está preservado na Rede Cariniana (Ibict) e pode ser verificada no Keepers Registry. Para a sua divulgação, conta, ainda, com redes sociais como o Facebook e o Instagram.

A partir do primeiro lote de artigos de 2025, o editor responsável pelo acompanhamento e pela avaliação da submissão são informados em cada um dos artigos. Ao final de cada ano, a relação dos pareceristas que realizaram avaliação de manuscritos no decorrer do período, independentemente de os textos terem sido aprovados, é publicada no site da Revista, garantindo o sigilo acerca do artigo avaliado. Ao fim de cada artigo são informados a Taxonomia CRedit e o ORCID de cada um dos autores.

ALINHAMENTO À CIÊNCIA ABERTA

De acordo com o disposto e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), há a necessidade de abordar cientificamente desafios sociais, ambientais e econômicos complexos e interdependentes enfrentados pelas populações. Além disso, a UNESCO destaca a necessidade de reconhecer a importância fundamental da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (CTI).

A Revista Acta Scientiarum. Education reconhece a diversidade da Ciência Aberta (CA). As redes de cooperação, tanto geográficas quanto temáticas, têm como objetivo incentivar o desenvolvimento equitativo de capacidades e infraestruturas para a CA. Essas redes facilitam o compartilhamento de experiências, boas práticas e recursos, favorecendo o progresso da pesquisa e o acesso aberto ao conhecimento científico. Esse reconhecimento manifesta-se no modo como a Acta Scientiarum. Education contempla as variadas dimensões da CA.

O periódico oferece acesso aberto e publicação de artigos em fluxo contínuo, permitido-se a leitura e o download livres, bem como a cópia e a disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de Copyright Creative Commons Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Para além disso, os autores mantêm os direitos autorais dos artigos, sem restrições.

Com efeito, a dimensão avaliativa da CA é igualmente contemplada pelas políticas editoriais da Acta Scientiarum. Education. A Revista reconhece a importância de os artigos serem disponibilizados sob a forma de preprints, aceitando a submissão de manuscritos-preprints depositados no servidor SciELO Preprints.

A Revista Acta Scientiarum. Education considera e incentiva as práticas do movimento da CA, com o intuito de aprimorar a transparência e a reprodutibilidade das pesquisas, facilitando a colaboração entre os membros da comunidade científica.

A equipe editorial da Revista Acta Scientiarum. Education:

  • Envia aos autores, de forma anônima, os pareceres emitidos pelos avaliadores durante o processo de avaliação;
  • Orienta que os dados das pesquisas, assim como códigos, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável. Recomenda-se, fortemente, que, após a aprovação dos manuscritos, os dados sejam depositados no SciELO, mediante consulta ao Guia de depósito de dados de pesquisa;
  • A partir de 2025, passou a apresentar aos autores e aos avaliadores a opção de interagir diretamente entre si durante o processo de avaliação do manuscrito, se assim o desejarem;
  • Aceita, a partir de 2025, para a sua publicação, “Artigos de Dados”, documento que descreve um conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados revisado por pares e publicado na forma de artigo em um periódico acadêmico.

A Revista Acta Scientiarum. Education promove a colaboração e a disseminação do conhecimento. O seu objetivo é, efetivamente, contribuir para o avanço da ciência e para a resolução de problemas sociais, ao conectar pesquisadores, estudantes e profissionais do mundo todo.

Referências

‌‌UNESCO. (2021). Proyecto de recomendación de la UNESCO sobre la Ciencia Abierta. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376893_spa?posInSet=2&queryId=N-EXPLORE-66582d07-e9d2-4a30-9e50-423600872f5c

‌UNESCO. (2023). Ciência aberta no Brasil. Recuperado em Novembro 6, 2024, de https://www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia/expertise/open-science-brazil