Princípios éticos
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
A Revista Acta Scientiarum. Education configura-se como um veículo de divulgação científica, com o fito de promover o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o campo da educação dentro de padrões éticos adequados às publicações científicas. A ética como premissa para a condução da divulgação científica ultrapassa os limites das publicações e denotam, também, o entendimento da ciência e da educação como meio de manutenção e de aprimoramento da vida social.
A preocupação com esses aspectos é parte da missão da revista, na viabilização do registro e preservação do conhecimento. Para tanto, busca-se constantemente o aperfeiçoamento de práticas para assegurar a confiabilidade do processo e evitar plágios e fraudes, tendo como principal referência os princípios estabelecidos pelo COPE (Comitê de Ética em Publicações). São recomendações desenvolvidas desde 1997, com o objetivo de prestar apoio, orientação e instrução para os editores que visam adotar essas práticas em seus periódicos. Tanto no Código de Conduta para Editores de Periódicos (Code of conduct and best practice guidelines for journal editors - COPE), quanto nas Práticas Básicas de 2017 (Core Practices), que substituíram o documento anterior, o COPE oferece um conjunto de orientações substanciais aplicáveis à literatura acadêmica.
A observância da abordagem do COPE possibilitou a adoção de meios e instrumentos para registro de procedimentos, avaliação das submissões, bem como das etapas do processo de publicação. Os sujeitos envolvidos no processo de publicação – autores, editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, pareceristas ad hoc, bibliotecário e técnico – devem estar atentos às práticas relacionadas aos seguintes aspectos: alegações de má conduta; conflitos de interesse; autoria e contribuição; propriedade intelectual; dados de reprodutibilidade; revisão por pares; e supervisão ética. Outro importante aspecto a ser constantemente aprimorado são as vias de comunicação, tanto no decorrer do processo de submissão e avaliação, quanto no pós-publicação, de maneira que correções, recursos, reclamações e discussões sejam incentivadas de maneira idônea e transparente (cf. Fluxograma).