Teoria e Prática da Educação

Teoria e Prática da Educação, ISSN 1415-837X (impresso) e ISSN 2237-8707 (on-line), é publicada quadrimestralmente pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá-UEM, tem como objetivo proporcionar a pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação de diferentes instituições nacionais e internacionais a oportunidade de divulgar resultados de pesquisas e experiências educativas.

Esta revista está indexada em: INDEX PSI-PERIÓDICOS/PUC-RS – Porto Alegre-Brasil; Edubase (Faculdade de Educação (UNICAMP)–Brasil; Boletín de Novedades del CREDI (OEI)–Espanha; Catálogo Colectivo-Base de Datos Bibliográfica CREDI (OEI)–Espanha; Clase-Citas Latino Americanas em Ciências Sociales e Humanidades (UNAM)–México; Base de Dados SIRPEP SBI/PUC–Campinas–Brasil; Sumários de Periódicos em Educação (USP)–Brasil; Latindex;

IRESIE-Base de Datos sobre Educación Iberoamericana



Imagem para capa da revista

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 16, n. 2 (2013)

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Ana Maria Rabelo Gomes, Maria Simone Jacomini Novak, Rosangela Celia Faustino 5-8

Artigos

Violência y conductas de rechazo social em la escuela: sus efectos en el estudiante indígena PDF (Español)
Sandra Becerra, Maria Pia Godoy, Makarenna Véjar, Natassja Vidal 9-18
Participação e aprendizagem nos projetos sociais do povo Indígena Xakriabá – explorando possibilidades de análise PDF
Suzana Alves Escobar, Ana Maria Rabelo Gomes 19-34
Desafios para a autonomia na educação escolar indígena PDF
Ana Lúcia Vulfe Nötzold, Helena Alpini Rosa 35-45
Formação de professores Guarani e Kaiowá: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e escola PDF
Adir Casaro Nascimento 47-62
A função social das línguas indígenas nas políticas linguísticas de práticas pedagógicas de educação bilíngue intercultural PDF
Maria do Socorro Pimentel da Silva 63-68
O processo de aquisição de leitura e escrita pelas crianças indígenas Apinayé PDF
Francisco Edviges Albuquerque 69-79
Os Tembé-tenetehara, a educação escolar indígena e os territórios etnoeducacionais PDF
Eneida Corrêa de Assis 81-87
A importância da arte para a aprendizagem e o desenvolvimento na educação escolar indígena PDF
Maria Christine Berdusco Menezes, Mariana Bernardino Mendonça, Marta Chaves, Rosangela Celia Faustino 89-103
O que podemos aprender sobre os povos indígenas em apostilas de história/ensino médio do Sistema de Ensino Ser PDF
Iara Tatiana Bonin, João Carlos Amilibia Gomes 105-115
A educação escolar indígena e o atendimento educacional especializado nos documentos educacionais PDF
Maria Simone Jacomini Novak, Keros Gustavo Mileski, Luciana Regina Andrioli 117-128
Atuação dos professores indígenas egressos de cursos superiores no Estado de Mato Grosso PDF
Elias Januário, Fernando Selleri, Francisca Navantino P. de Ângelo, Fernando Thiago, Awajatu Aweti, Marcelo Henrique da Silva 129-143
Educação superior indígena, literatura ameríndia e grupo de inglês para Indígenas na UFSCar: alguns relatos PDF
Maria Sílvia Cintra Martins 145-155
O Observatório da Educação Escolar Indígena e a experiência piloto de formação de mestres e doutores indígenas em linguística teórica, descritiva e histórica no Brasil PDF
Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Joaton Suruí, Lucas Manchineri, Suseile Andrade de Sousa, Warý Kamayurá, Altaci Correa Rubim 157-168
Educação escolar indígena: interculturalidade e cosmovisão na revitalização da língua e cultura Xokleng/Laklãnõ PDF
Ernesto Jacob Keim, Fernando dos Santos 169-183
A identidade indígena Puyanawa no contexto escolar do Acre
Maristela Rosso Walker, Teresa Kazuko Teruya 185-194

Resenhas

Mapeando políticas públicas para povos indígenas
Adriana Silva Oliveira, Marcella Hauanna Cassula, Maria Luisa da Silva Borniotto 195-198


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 1415-837X (impresso) e ISSN 2237-8707 (on-line)