"Educação Superior no Contexto de Capitalismo Destrutivo, Emergência Climática e Desigualdade Social"
Período de submissão: 18/09/2025 a 18/12/2025
Previsão de Publicação: 08/2026
a) Justificativa da Chamada Temática
A presente proposta de Chamada Temática tem sua origem na realização do XXXII Seminário Nacional Universitas/Br, intitulado "Educação Superior no Contexto de Capitalismo Destrutivo, Emergência Climática e Desigualdade Social", ocorrido entre 13 e 15 de agosto de 2025, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) em parceria com a Rede Universitas/Br, consolidou-se como um espaço vital para o debate sobre políticas de educação superior no Brasil. A Rede Universitas/Br congrega pesquisadores de todas as regiões do país, e a 32ª edição do seu seminário nacional reuniu especialistas, estudantes e profissionais para apresentar e discutir pesquisas de vanguarda sobre os desafios mais prementes da atualidade.
Vivemos uma conjuntura global marcada por crises sistêmicas interconectadas: a intensificação de um modelo de capitalismo que exaure recursos naturais e humanos, uma emergência climática cujos efeitos já são devastadores e o aprofundamento de desigualdades sociais historicamente arraigadas. Neste cenário, as Instituições de Educação Superior (IES) encontram-se em uma encruzilhada, sendo tanto impactadas por essas dinâmicas quanto dotadas de potencial para liderar transformações.
Diante da relevância e da profundidade das discussões fomentadas no seminário, esta chamada busca ampliar e registrar academicamente o debate, convidando a comunidade científica nacional e internacional a aprofundar a análise sobre como a educação superior pode, e deve, responder a esses desafios.
A publicação desta chamada temática na Acta Scientiarum. Education contribuirá para o avanço do conhecimento na área, oferecendo um panorama robusto e crítico sobre o papel da universidade no século XXI.
Objetivos:
- Analisar a interseção entre Educação Superior e Desigualdade Social: Examinar como a estrutura da educação superior brasileira pode perpetuar ou desafiar desigualdades, considerando fatores como acesso, permanência, financiamento, políticas de inclusão e sua interface com a educação básica.
- Identificar criticamente o papel da Educação Superior na Sustentabilidade e na Emergência Climática: Explorar como as IES podem se posicionar como agentes de mudança frente à crise climática, promovendo a crítica às tendências destrutivas do capitalismo e fomentando práticas sustentáveis que valorizem o bem comum e o público.
- Refletir sobre o Impacto do Capitalismo Destrutivo na Educação Superior: Demonstrar criticamente como as lógicas do capitalismo contemporâneo influenciam o trabalho docente e técnico, a produção do conhecimento, os modos de regulação e avaliação, as relações de poder e a formação de profissionais para um futuro de incertezas.
- b) Composição de Artigos da Chamada Temática
A chamada visa atrair contribuições que reflitam a diversidade e a complexidade do tema. A organização prevê a submissão de artigos de três pesquisadores internacionais de reconhecida trajetória na área: Tristan McCowan (University College London, Reino Unido), Maria Luisa Cerdeira (Universidade de Coimbra, Portugal) e Claudio Suasnabar (Universidade de La Plata, Argentina).
Adicionalmente, serão convidados a submeter trabalhos pesquisadores de universidades brasileiras que participam de oito eixos temáticos da Rede de Pesquisa Universitas/Br, garantindo uma cobertura nacional e aprofundada das seguintes áreas:
Eixo 1: Política econômica e financiamento da educação superior.
Eixo 2: Configurações e tendências da educação superior.
Eixo 3: Avaliação, indicadores, performatividade e perfil estudantil.
Eixo 4: O trabalho nas instituições de educação superior.
Eixo 5: Acesso, permanência, evasão e inclusão de estudantes.
Eixo 6: Novos modos de regulação e produção do conhecimento.
Eixo 7: Educação superior do campo e formação de professores.
Eixo 8: Regulação, tendências e trabalho docente na educação profissional tecnológica.
A chamada será aberta a toda a comunidade acadêmica, e todos os artigos submetidos, incluindo os dos autores convidados, passarão pelo rigoroso processo de avaliação por pares, duplo-cego, da revista, assegurando a qualidade e a excelência das publicações.
- c) Conformidade com as Normas da Revista
Esta proposta atende integralmente às regras da Acta Scientiarum. Education para Chamadas Temáticas:
1) Proponentes: Os organizadores são professores doutores de três instituições distintas (UEM, UCL e UFPA).
2) Pesquisadores Internacionais: A proposta conta com a participação de três pesquisadores internacionais de renome.
3) Avaliação: Seguiremos a norma de que todos os artigos serão submetidos e avaliados individualmente, seguindo o fluxo padrão da revista.
4) Texto de Apresentação: Os proponentes se responsabilizam pela elaboração do texto de apresentação dos artigos selecionados por ocasião da publicação.
Aguardamos a avaliação desta proposta pelo Comitê Editorial e nos colocamos à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
1) Mário Luiz Neves de Azevedo (Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil)
2) Tristan McCowan (Institute of Education, University College London - UCL, Reino Unido)
3) Vera Lúcia Jacob Chaves (Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil)