<b>A instrução pelo riso em Santo Agostinho</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.10429

  • Marcia Maria Medeiros UEMS
Palavras-chave: Educação, história medieval, igreja católica

Resumo

Santo Agostinho autor de várias obras, entre elas a que originou este artigo, intitulada A Instrução aos Catecúmenos, e referenda partindo do pressuposto de que o ser humano está em peregrinação nesse mundo rumando para a Jerusalém Celeste. No livro analisado neste artigo, Santo Agostinho mostra como o catequista deve se utilizar da alegria e do riso enquanto elementos que facilitem o ensino da religião cristã aqueles e aquelas que pretendem fazer parte dela. A partir desse processo é possível perceber como o riso possui uma lógica de fundamental importância no que tange ao funcionamento das práticas sociais e culturais de um determinado grupo humano em um determinado momento histórico, servindo como ferramenta para ações práticas em torno de vários assuntos, inclusive pedagógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Maria Medeiros, UEMS
Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em História pela PUCRS e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História, sendo sua linha de estudo a História Cultural, especificamente envolvendo Idade Média.
Publicado
2010-12-20
Como Citar
Medeiros, M. M. (2010). <b>A instrução pelo riso em Santo Agostinho</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.10429. Acta Scientiarum. Education, 32(2), 185-191. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.10429
Seção
História da Educação